Soluções sustentáveis na construção

Soluções sustentáveis na construção

Build.in

Criada pela startup Build.ing, a Build.in é uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial e Machine Learning para fazer simulações durante a fase de planeamento dos empreendimentos. Esta plataforma cria diferentes cenários de disposições construtivas, baseados em critérios de eficiência energética, materiais, custo, tempo de construção e emissões de carbono, de modo a garantir obras mais sustentáveis e eficientes.

Oli

A empresa Oli, pioneira na massificação da dupla descarga, tem como missão criar soluções que reduzem o desperdício de água dentro das habitações. Cerca de 70% do consumo de água numa casa ocorre nas casas de banho, e destes cerca de 30% são causados pelas descargas de autoclismo. Entre as soluções criadas por esta empresa estão a dupla descarga, a utilização de água salgada, o uso de matéria-prima reciclada e a incorporação de tecnologias nos autoclismos que monitorizam o consumo e detetam fugas ou perdas.

M Sabi

Porque não transformar os excedentes de produção num novo material de construção? Foi com esta premissa que a Microcrete, empresa especializada no fabrico de microcimento, criou o M Sabi. Este produto simula pedra natural e é fabricado com os desperdícios de microcimento, pó de mármore, granito e óxido de ferro, num processo de economia circular.

ECOblocos

Podem blocos de cânhamo tornar o setor da construção mais sustentável? Segundo a empresa portuguesa Cânhamor, sim: chamam-se ECOblocos. A empresa afirma que este material é uma solução totalmente ecológica e que se destaca pela durabilidade, resistência e isolamento térmico.

Betão ecológico

Depois da água, o betão tradicional é o segundo produto mais consumido no mundo. Foi com esta motivação que foi desenvolvida uma nova solução para a produção deste material, contando com a participação da empresa DST, do Instituto Superior Técnico, da Universidade do Minho e da Norwegian University. O resultado foi o betão ecológico, produzido a partir de resíduos de construção e demolição e subprodutos da indústria siderúrgica. Este material está ainda em processo para ser comercializado.

A construção verde não é apenas uma tendência, mas uma necessidade à qual as empresas de construção devem responder com prontidão. Concorda?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Grupo FAS

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos