Soluções Versáteis na Gestão de Eventos Virtuais.
Após a COVID-19 vivemos em processo de mudança e este movimento tem acelerado e impondo a todos um novo comum onde, não apenas sistemas, mas modelos de interacionais e os novos formatos estão em rede. Nossa sociedade será cada vez mais complexa, multifacetada e longínqua. O futuro muda toda vez que você o vê, como definiu o escritor americano Philip K. Dick (1928-1982). É neste cenário que novas plataformas tecnológicas têm sido aperfeiçoadas na busca de suprir demandas pós-pandêmica por experiências mais imersivas.
Neste cenário os eventos online tornam-se aliados e cada vez mais populares nos últimos anos, devido à sua flexibilidade e acessibilidade, os eventos online é uma excelente forma de se conectar com pessoas, ampliar o aprendizado e promover seu novos negócios.
Existem muitos tipos diferentes de eventos online, cada qual com seus próprios objetivos e formatos. Alguns dos tipos mais comuns incluem:
Webinars: Frequentemente liderados por um especialista no assunto e podem incluir perguntas e respostas e sessões de discussão.
Meetups: É uma ótima maneira de conhecer novas pessoas, aprender coisas novas e criar relacionamentos.
Workshops e cursos: Podem ser ao vivo ou gravados e geralmente incluem materiais de curso, como apresentações, guias e exercícios.
Treinamentos e capacitação: Muito utilizados para ensinar aos funcionários novas habilidades ou atualizá-los sobre normais, processos e etc. Eles podem ser ao vivo ou gravados e podem incluir uma variedade de atividades de aprendizado, como apresentações, módulos interativos e testes.
Eventos híbridos: Incluem componentes online e presenciais. Eles podem ser uma ótima maneira de alcançar um público mais amplo e fornecer aos participantes uma variedade de opções de como participar.
Atualmente, muitas soluções de eventos virtuais entregam bem mais que apenas videoconferências. Obviamente que ferramentas como ZOOM, Teams, Google Meet permite um ambiente de troca entre os que estejam conectados naquele momento, porém ainda apresenta um distanciamento, normalmente notado por baixo nível de interação, câmeras fechadas e certa timidez por grande parte dos participantes.
Recomendados pelo LinkedIn
Hoje em dia, há uma gama de plataformas que oferecem recursos que buscam envolver os usuários, aumentando o alcance e impulsionado o engajamento nestes momentos interacionais e buscam, de forma mais assertiva, colocar os participantes mais conectados ao processo. Abaixo tratemos algumas plataformas observadas que entregam soluções interessantes na realização de eventos virtuais.
A Beamian é uma plataforma lusitana bem completa no propósito de gerenciamento de eventos virtuais, presenciais e híbridos. Ela oferece uma variedade de funcionalidades como: perguntas e respostas em tempo real, enquetes, chats, sessões fechadas entre outras. No Brasil observamos a Digitevent. Ela se caracteriza por uma plataforma bem organizada que oferece um bom sortimento de recursos para que seus gestores possam personalizar a organização dos seus eventos como criação de formulários customizados, permite a criação de crachás identificadores aos participantes de forma eficiente, intuitivo possibilidade de check-in aos participantes. Também mapeamos, em terras brasileiras, o ecossistema da Omega House. Compreendemos a OH com um ecossistema, pois se apresenta ao mercado como uma agência completa de marketing e tecnologia para eventos presenciais virtuais. Em tese, esta análise não pretendia fugir de soluções do tipo “Do it yourself”, porém a Omega House nos traz uma reflexão de como o assunto é pertinente e, para além da tecnologia, está evoluindo como negócio.
COMO SE DESTACAR
A pandemia antecipou nosso percurso evolutivo tecnológico de cinco a sete anos e certamente não sairemos deste processo no mesmo estágio em que entramos. Ela oportunizou avanços de transformações, experimentações e aprendizado em quantidade e velocidade. A decodificação do mundo analógico para o digital nos atingiu e permaneceremos neste movimento de busca por novas soluções e oportunidades na no desafio do novo comum.
Diante disso, as empresas deste segmento de operação e suporte a eventos precisam ser cada vez mais criativas para encontrar soluções que projetem melhores experiências. Como possibilidades a serem incorporadas, apontamos a construção de storytelling para envolver os participantes, Jogos e atividades interativas de alto impacto que gerem diversão e conexão com processo de aprendizado, salas de relaxamento e descontração para conversas informais, salas de comunidades para coleta rápida de dados entre outras.
O sucesso e um evento virtual não dependem da escolha de uma plataforma, mas de planejamento com objetivos e metais muitos claras para serem alcançadas e por isso trazemos o Gather para o centro desta amostra.
Focada em criação de ambientes imersivos em 2D, avatares e espaços personalizáveis, interações síncronas e assíncronas e uma recursos de multimídia, apresenta uma repertoria de possibilidades bem ajustada ao ambiente necessário para um colóquio gamificado, com networking facilitado e exposição realística. Além da acessibilidade geográfica existentes nas demais soluções o Gather conta com tradução simultânea e gama de recursos de fácil navegação e entendimento.
Por sim, o suporte técnico e as integrações com diversas soluções de CRMs e ferramentas de pagamento online completam o pacote de utilidades.
Com um projeto bem estruturado e a ferramenta certa a gestão de eventos virtuais podem encantar discentes, docentes e o público em geral.