Somatização – O que é?
Saiba identificar os sintomas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é diferente de não ter doença, isto quer dizer que ter saúde é usufruir de um bem-estar psíquico, biológico e social.
A partir da definição da OMS é possível perceber que a doença é uma produção do próprio ser humano que adoece ao receber influência do mundo exterior. Então, compreendemos por Somatização, uma ação sobre o corpo (soma = corpo), que é a representação física do desequilíbrio psíquico e biológico do indivíduo.
As representações psíquicas, ou seja, experiências emocionais do indivíduo em seu contexto social, exercem um papel central no processo de Somatização através de sintomas físicos, cuja origem não é explicada pelas ciências médicas, desta forma, sendo considerados sintomas de origem emocional.
Como identificar? Veja sintomas comuns
A alteração no estado emocional pode promover o aparecimento de doenças como: dor de cabeça – inclusive enxaqueca -, resfriados frequentes, asma, gastrite, dores no corpo sem causa aparente, problemas cardiorrespiratórios, ganho de peso, acometimento da pele por processos alérgicos entre outros, que podem estar relacionados a muitos sentimentos como raiva, culpa, medo, estresse, ansiedade e ressentimento, que nos tomam diariamente, levando-nos ao processo de Somatização quando não conseguimos lidar bem com todos eles.
Quando o indivíduo não consegue elaborar e ressignificar essas emoções, que são os sentimentos vivenciados, o organismo entra em colapso, ou seja, o sistema psíquico (mente) avisa o sistema neurológico (cérebro) que há algo errado, este por sua vez repassa a informação ao sistema imunológico (órgão de defesa) que finalmente comunica ao sistema endócrino o problema, e este finalmente leva a uma alteração no organismo resultando no adoecimento.
O que fazer nesses casos?
- Não há receita para que todos sigam e não se deixem adoecer em função das experiências vividas, mas é possível seguir alguns passos para lidar melhor com as situações e poderão ajudá-los a pensar sobre o bem-estar.
- Manter o equilíbrio emocional através do autoconhecimento;
- Ser flexível e buscar novas formas de lidar com as dificuldades;
- Respeitar seus limites;
- Evitar agir por impulso, o que pode levar-nos ao arrependimento e culpa;
- Não tentar resolver tudo sozinho, fale sobre seus sentimentos e dúvidas;
- Faça exercícios físicos, mantenha uma boa alimentação e aproveite a vida.
- Se nada disso for suficiente não se acanhe em buscar ajuda de um terapeuta, que certamente poderá lhe auxiliar.
Fonte: Somatização: O que é? Sintomas? Identifique o transtorno de somatização (psicologiaviva.com.br)