Por que manter uma rotina pode ajudar a prevenir os transtornos mentais?

Por que manter uma rotina pode ajudar a prevenir os transtornos mentais?

Os transtornos mentais são caracterizados por disfunções da atividade cerebral que podem gerar prejuízos muito significativos em diversos âmbitos da vida do indivíduo, como nas relações sociais, nos comportamentos, nos pensamentos e nas emoções. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com as doenças mentais, número que não para de aumentar e gera impactos consideráveis sobre a saúde e economia de todos os países.  

As causas dos transtornos mentais são variadas e englobam fatores genéticos e ambientais. As doenças psiquiátricas se desenvolvem a partir da interação entre o genótipo e o fenótipo, ou seja, a pessoa deve ter uma predisposição genética e alguns acontecimentos podem ser um gatilho para o desencadeamento do quadro psiquiátrico. 

A principal forma de prevenir o adoecimento mental é cuidando da saúde como um todo. Para isso, as pessoas precisam ter alguns hábitos no seu dia a dia e, sobretudo, realizar  a manutenção do ciclo circadiano, nome dado ao ritmo em que o nosso corpo realiza as atividades diárias. 

O ciclo circadiano é um mecanismo que controla os nossos processos fisiológicos e é guiado, sobretudo, pela luz do sol. Pela manhã, ela estimula a produção do cortisol, hormônio responsável por nos deixar despertos. À noite, a ausência da luz promove a produção da melatonina, conhecida pelo hormônio do sono. 

Manter uma rotina e respeitar o ritmo circadiano é um fator de proteção ao desenvolvimento de doenças mentais. Conheça algumas práticas que podem ajudar: 

  • Dormir e acordar na mesma hora todos os dias; 
  • Ter uma alimentação equilibrada;
  • Expor-se à luz ao acordar e evitar a claridade perto da hora de dormir;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Não usar telas antes de dormir; 
  • Ter mais momentos offline;
  • Evitar cafeína, álcool e tabaco, principalmente à noite.

E lembre-se: os transtornos psiquiátricos têm tratamento! Em caso de qualquer sintoma, procure o atendimento do médico psiquiatra. 

Escrito por: Antônio Geraldo da Silva - MD/PHD. (presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos