Somos protagonistas ou coadjuvantes?
Início este texto com a seguinte pergunta: somos protagonistas ou coadjuvantes?
Durante a nossa vida passamos por diversos estágios onde aprendemos coisas novas, tomamos decisões, nos desapontamos, temos momentos de alegria e tristeza e etc.
Em alguns momentos de nossas vidas temos o poder da decisão ou simplesmente somos carregados pela situação e nos tornamos meros caroneiros, e as coisas simplesmente acontecem. Nessas horas somos protagonistas ou coadjuvantes.
Até o momento eu escrevi sobre protagonistas e coadjuvantes mas, o que é ser um protagonista ou coadjuvante?
Eu entendo que ser protagonista é ser consciente de todos os atos que vivenciamos, ter a capacidade de analisar e refletir sobre as ações tomadas, ter consciência dos resultados obtidos e principalmente, ter ideia de quais são as suas metas.
Da mesma maneira ser um coadjuvante é o oposto ao ser um protagonista. De maneira resumida seria como não ter controle quase nenhum sobre a sua própria vida.
Existem pessoas que podem ter como referência os melhores casos de sucesso, ler seus livros, conhecer seus conceitos e idéias, mas simplesmente não conseguem deixar de ser coadjuvantes.
Deixo aqui algumas atitudes que eu acredito que me ajudam a ser um protagonista da minha vida:
- Ter objetivos e metas definidos;
- Ter um planejamento;
- Estar em contato com pessoas que tem objetivos e metas definidos;
- Cuidar da minha saúde física e mental;
- Buscar motivação apesar das dificuldades;
- Evitar negativismos.
Existem outras atitudes que eu não me recordo no momento em que eu escrevo este texto, mas essas atitudes básicas me dão uma motivação e energia para ser o protagonista da minha vida!