Você tem vivido a sua vida? Ou tem vivido a vida de outros?

Você tem vivido a sua vida? Ou tem vivido a vida de outros?

Essa semana li o livro “Descubra os seus pontos fortes”, nesse livro os autores falam sobre os pontos fortes que cada pessoa tem, como viver em função deles e quão frustrante é viver não usando eles. E é sobre isso que vou falar nesse texto. Como os pontos fortes afetam a sua vida e como não usar eles pode estar te afetando negativamente.

Desde criança se aprende a focar nos pontos fracos, quer dizer naquilo que precisamos melhorar, pense na escola, quais matérias você gastava mais tempo? Nas matérias onde a performance estava abaixo da média ou as que estava acima da média? E é com esse sentimento que a maioria das pessoas cresce, leva-se isso por toda uma vida, sempre querendo melhorar os pontos fracos. E quanto aos pontos fortes? Esses normalmente não são trabalhados, visto que já são fortes. Mas são eles que fazem a diferença na sua vida e não os pontos fracos.

Todo ser humano tem seus pontos fortes e é a combinação deles que fazem com que cada ser humano seja único. Esse livro descreve mais de 30 características que podem ser seus pontos fortes, veja algumas: adaptabilidade, analítico, carisma, comando, crença, disciplina, excelência, organização, realização, significância, entre outros. A combinação dos 5 pontos mais fortes fazem toda a diferença em sua vida.

Por exemplo: Uma pessoa que tem como os seus dois pontos mais fortes, Ideativo e Futurista, é um sonhador visionário, essa pessoa tem muitas ideias voltadas para o futuro, um bom exemplo dessa combinação é Bill Gates, fundador da Microsoft. Agora troque o ponto forte Ideativo por Crença, quer dizer uma pessoa que vê um futuro mais justo, com mais valores, mais igualdade. Um bom exemplo dessa combinação é Martin Luther King Jr.

Observe que nesses dois exemplos, ambos souberam usar os pontos fortes, focaram neles e por isso se tornaram as referências que são até hoje. Eles entenderam que viver um vida plena envolve saber usar os pontos fortes. Por isso escrevi essa pergunta no título desse texto. Você tem vivido a sua vida? Ou tem vivido a vida de outros?

Como só você tem a sua combinação de pontos fortes, se você não estiver vivendo eles, com certeza você está vivendo uma vida que não é a sua. Pense no seu dia a dia, veja se você está realmente feliz, realizado, fazendo aquilo que de tá prazer independente de quanto dinheiro esteja recebendo.

Nesses meus mais de 25 anos de profissão conheci muitas pessoas que ganhavam muito dinheiro, mas mesmo assim não tinham animo, prazer em seus trabalhos, em suas tarefas diárias. Viviam tristes e desanimados, sem um sentido para “viver”. Não sei se esse é o seu caso, espero que não seja. De qualquer maneira cheque esses 3 pontos:

#1 Como você encara a segunda feira? Qual o seu animo para iniciar uma nova semana de trabalho? Você levanta motivado, disposto para começar mais uma semana de trabalho ou você já fica desanimado no Domingo a noite? Se você respondeu que fica desanimado só de pensar na segunda feira, provavelmente você está vivendo a vida de outro, não a sua.

#2 Com qual o nível de energia que você termina os seus dias? Termina o dia com disposição para fazer muitas coisas à noite ou você fica cansado todos os dias por volta de umas 17h ou antes? Se você fica cansado, sem energia no decorrer do dia, provavelmente você deve estar colocando todo seu foco em seus pontos fracos. Focar nos pontos fracos gasta mais energia do que nos pontos fortes. Faça o seguinte teste, tente escrever com a outra mão, se você for destro, tente escrever com a mão esquerda e vice versa, veja como você ficará mais cansado, sem falar que a escrita não será tão fluída. Você pode praticar por anos e nunca alcançará os mesmos resultados do que se usasse o mesmo tempo praticando com a mão que você escreve normalmente. Assim é com os seus pontos fracos e fortes, por mais que você pratique eles nunca terão a mesma performance.

#3 Você fica ansioso pelo próximo fim de semana? Você é daquelas pessoas que fica a espera da sexta-feira para terminar a semana de “trabalho” e poder desfrutar de um pouco de “folga” no fim de semana? As pessoas que mais realizam, que mais tem sucesso, são as que trabalham naquilo que amam usando os pontos fortes e não veem diferença em trabalhar ou estar de folga, pois ambos dão a mesma satisfação para elas.

Bom por hoje é isso, no próximo texto escreverei sobre como se pode identificar os seus pontos fortes. Deixe abaixo os seus comentários se gostou ou se não gostou, pois a sua opinião e o seu comentário são muito importante para mim.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luciano Toledo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos