Sonhar grande sempre foi meu plano

Sonhar grande sempre foi meu plano


O mundo globalizado é dinâmico e as mudanças no mercado de trabalho seguem em ritmo acelerado e valoriza profissionais com capacidade de aprender, se adaptar, se reinventar e enxergar além. Exige treinamento e aperfeiçoamento técnico, competência emocional, resiliência e visão estratégica. Como chegar ao topo?

Na minha jornada percebi que o sucesso profissional une as possibilidades que cada um cria para si mesmo e suas estratégias de ação. Então, saber onde está e onde quer chegar é fundamental. Só então, podemos traçar uma rota para alcançar as nossas metas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Meu plano sempre foi sonhar grande. Sou sonhadora e não tenho medo das expectativas que crio. Porém, não romantizo e sei que o caminho a percorrer é longo e pode ter muitos obstáculos. Então, gosto de me visualizar sempre no lugar que quero estar. É uma maneira de me aproximar do que desejo para minha vida.

A realidade atual é bem diferente daquela quando comecei minha vida profissional. Cresci na periferia, sou mulher e negra. Fui mãe solo ainda jovem. Superei muitos desafios. E entendi, desde muito cedo, que o conhecimento e o constante aprimoramento são imprescindíveis para uma trajetória de sucesso. Minha formação técnica - inicialmente em ciências contábeis, depois em estratégia para negócios sustentáveis e atualmente em neurociência e comportamento - me deu um direcionamento e possibilidades de trabalho. E sempre quero ir além.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O aprendizado contínuo contribuiu para que eu alcançasse a posição de liderança e de conselheira. E, para atingir as metas, sigo me aperfeiçoando em treinamentos relacionados a Programas de Desenvolvimento de Lideranças focados em Inteligência Emocional, Inteligência Intercultural, Planejamento e Orientação para Resultados, Governança, Práticas em ESG entre outros. 

Como líder, meu objetivo é conduzir pessoas a um lugar que nem elas mesmas imaginavam que pudessem chegar. Para mim, a liderança se baseia em dois pilares: propósito e inteligência emocional.

Sobre o propósito, cada um precisa encontrar o seu, perceber o que faz sentido para sua vida, o que te faz sorrir e o que quer deixar como legado para o mundo. Já a inteligência emocional é uma competência que pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada ao longo de toda a vida.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Atualmente existem inúmeras ferramentas para impulsionar o crescimento profissional, como a inteligência social e emocional, a resiliência, o autoconhecimento. Essas competências bem desenvolvidas permitem lidar com as emoções - suas e das pessoas a sua volta -, e contribuem para a construção de relações saudáveis e a tomada de decisões conscientes. Ao compreender nossas próprias emoções e as dos outros, reagimos de maneira mais objetiva. Assim, sempre observo e me posiciono de forma assertiva, coerente, sem perder a elegância e a feminilidade. E não me abalo com os problemas, pois sou orientada por metas e desafios, importante para avançar.

Todas as experiências que tive na vida pessoal e profissional contribuíram para aperfeiçoar minha resiliência, uma competência que pode ser treinada e desenvolvida. É difícil de ser seguida, exige dedicação, disciplina e constante autorreflexão, autodomínio e autogerenciamento. Mas, me permitiu um olhar mais humano, um olhar de compaixão para os acontecimentos.

É importante ter em mente que mesmo desenvolvendo essas habilidades vamos errar. E está tudo bem, mesmo! Os erros antecedem o sucesso. Nosso mindset não muda do dia para a noite. E admitir nossa vulnerabilidade traz autoconhecimento e evidencia a coragem. Como diz a pesquisadora Brené Brown, é impossível alcançar os nossos objetivos se não aceitarmos quem somos, os nossos erros, inseguranças e dúvidas. Segundo ela, as pessoas que têm coragem, na verdade, são aquelas que não têm medo de se mostrarem vulneráveis.

Ou seja, para ir além é preciso ter coragem para sair da zona de conforto e caminhar rumo aos nossos sonhos e objetivos. A estrada é longa e é necessário ter paixão e energia para tornar nossos desejos realidade. Consegue imaginar quais são meus desafios atuais morando fora do Brasil e lidando com novas culturas e idioma? Isso é tema que dá um artigo inteiro, falaremos em um outro artigo que pretendo trazer em outro momento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Voltando a coragem, adaptabilidade e resiliência por exemplo, desenvolver essas competências nunca foi tão importante quanto agora. Uma estimativa da consultoria McKinsey prevê que metade das atividades coordenadas por humanos poderia ser automatizada com as tecnologias já existentes. Ou seja, para se destacar, os profissionais precisam desenvolver habilidades que beneficiam tanto a vida pessoal quanto a profissional. Técnicas de comunicação, liderança, ética, inovação, transparência, empreendedorismo, inteligência emocional e social, resiliência, flexibilidade, gestão de tempo, administração de conflitos e espírito de equipe são algumas delas. Essas ferramentas nos capacitam a focar em nossas ações e nas pessoas ao redor e trabalhar de forma mais inteligente e efetiva.

Como líder e profissional, sugiro também desenvolver a autonomia, trabalhar a curiosidade, investir em conhecimento, traçar objetivos claros e ampliar a network. Desenvolva a empatia, o respeito ao próximo e a opinião alheia, a diversidade, estude outras línguas e culturas e valorize o desenvolvimento humano. Outro ponto importante é quanto às redes sociais. Use-as de forma inteligente. Faça conexões com pessoas que admira, absorva o que elas sabem, conheça o caminho que trilharam, mas foque em fazer aquilo que faz sentido para você e está de acordo com sua realidade e caminho, não queira viver a realidade do outro, crie a sua própria definição de “chegar lá”, se inspire ao invés de tentar copiar, afinal pessoas, realidades e momentos diferem uns dos outros, viva a sua meta e não a alheia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estabelecer metas desafiadoras e buscar os caminhos certos para alcançá-las amplia horizontes e te prepara para escolher o que é bom para você em um mundo cheio de oportunidades e demandas sociais. Por isso é tão importante saber onde quer chegar. O autoconhecimento vai permitir ir além, crescer em todos os aspectos. 

Tenho convicção de que propósito, trabalho duro, coragem, adaptabilidade e estratégia nos direcionam a vencer e superar as dificuldades. Assim tem sido minha jornada. E o resultado é gratificante!

E você, já sabe onde quer estar nos próximos anos?

Já traçou e escreveu suas metas?

Me conta aqui o que está fazendo para alcançar seus objetivos.

Fernanda Peppe

Sócia da Agro New Life Founder Base7 Hub/ESG Advisor/Conselheira de Administração/Conselheira de Inovação/Embaixadora do Capitalismo Consciente/Instrutora do IBGC/Curadora do Curso ESG na Prática_IBGC

2 a

Parabéns Monalisa, excelente artigo. Inspirador!

Andreia Santos

Especialista em Consolidação e Elaboração de Demonstrações Financeiras em IFRS | Coordenação Contábil | Relatórios Gerenciais | SAP e TOTVS | CVM

2 a

Estou impactada com tantas dicas! Que generosa você é Monalisa Gomes em compartilhar sua trajetória, experiência e conhecimento! #gratidao

Catia Falcão

Gestão | Manufatura | Operação | Manutenção | Automação | Especialista em Lean | Green Belt | Especialista em DE&I

2 a

Perfeito, texto incrível e super rico. Acredito q para seguir o trajeto é preciso saber aonde almeja chegar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Monalisa G.

  • Abraçando a Leveza

    Abraçando a Leveza

    Já estamos na reta final do primeiro trimestre de 2024 e não há como negar, o ano está voando: o que pode ser ótimo…

    4 comentários
  • Metas: tão importante quanto o destino é o caminho

    Metas: tão importante quanto o destino é o caminho

    Nos últimos dois meses, observei um movimento interessante aqui no LinkedIn. Em dezembro choveram posts sobre metas…

    3 comentários
  • A potência da maternidade aplicada ao trabalho

    A potência da maternidade aplicada ao trabalho

    Sempre compartilho aqui minhas experiências profissionais. Desta vez, vou alongar um tópico do meu último artigo: a…

    2 comentários
  • Recomeçar e aprender sempre: um breve relato da minha jornada no exterior

    Recomeçar e aprender sempre: um breve relato da minha jornada no exterior

    Sonhar grande sempre foi meu plano, como já contei aqui. Minha trajetória de vida, decisões pessoais e profissionais me…

    10 comentários
  • Guia para um caminho mais inclusivo: nova economia e o capitalismo consciente

    Guia para um caminho mais inclusivo: nova economia e o capitalismo consciente

    A pandemia acelerou diversas transformações, principalmente na área econômica. Por exemplo, a adoção das práticas ESG…

  • ESG é farol para um mundo mais consciente

    ESG é farol para um mundo mais consciente

    As boas práticas ambientais, sociais e de governança fazem parte da minha rotina diária de trabalho, seja na empresa…

    1 comentário
  • Tempos de guerra: a importância do conselho para a construção da visão de futuro

    Tempos de guerra: a importância do conselho para a construção da visão de futuro

    A pandemia da Covid-19 nem terminou e outro conflito já nos tira a paz: a guerra entre Rússia e Ucrânia. Mesmo distante…

    3 comentários
  • Os desafios dos conselhos em 2022

    Os desafios dos conselhos em 2022

    Os anos de pandemia aceleraram diversas mudanças já em curso no mundo corporativo. Uma delas é o papel dos conselhos…

    2 comentários
  • Síndrome da impostora. Será?

    Síndrome da impostora. Será?

    Lá vem ela, uma ótima (e rara!) oportunidade, excelente cargo, ótimos benefícios mas… será que é a hora? Não deveria…

  • Startups com ESG no DNA saem na frente

    Startups com ESG no DNA saem na frente

    As práticas de ESG (environmental, social and governance) estão avançando no mundo corporativo, como falamos no artigo…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos