Sonho é coisa de criança. Adulto tem objetivo.
Última sexta-feira do ano e eu quis escrever esse texto pra te lembrar que sonho não é coisa de criança. E esse é um momento perfeito para resgatarmos os nossos sonhos.
No início deste mês, eu conduzi um workshop sobre Slow Life e Planejamento e aconteceu uma situação bem interessante, que me trouxe alguns insights importantes.
Neste evento, um casal participante levou a filha de 10 anos, a Laura. Ela trouxe um joguinho para se distrair, mas logo mostrou interesse na nossa conversa.
Os participantes recebiam fichas com uma pergunta impressa e espaço para a resposta, preenchiam, cada um no seu tempo, e depois conversávamos sobre o assunto.
A Laura não quis ficar só olhando, fez questão de responder a todas as perguntas e compartilhar com os adultos a sua opinião (nem preciso dizer que fiquei fã da Laura!).
Um dos exercícios trazia a pergunta: Quais são os seus sonhos?
#ParaTodosVerem: a imagem mostra uma menina de costas, escrevendo muitos pontos de interrogação com giz em um quadro verde. O quadro ocupa todo o fundo da imagem e está completamente cheio de interrogações.
O que é um sonho?
Na hora que entreguei a ficha para a Laura, ela me olhou com um ponto de interrogação enorme no rosto e me perguntou: O que é sonho?
Para as crianças, sonhar é aquilo que fazemos quando estamos dormindo.
Explicamos para ela que os sonhos são aquelas coisas que queremos muito fazer, ter ou ser. Que ela podia imaginar o que ela iria gostar que acontecesse com a Laura de 20, 30 ou 40 anos. Para uma criança de 10 anos, esse é um futuro bem distante.
Na mesma hora ela abriu um sorriso, disse que entendeu e começou a encher o papel de sonhos. Escreveu sem parar, várias linhas.
Sonhar é muito difícil
Os outros participantes, ao contrário da Laura, ficaram quase todos com a caneta na mão, olhando para a folha em branco.
Os pontos de interrogação que estavam antes na menina, passaram para a testa dos adultos, que simplesmente não conseguiam escrever.
Por que será que é tão difícil sonhar depois que a gente cresce?
Algumas pessoas disseram que se sentiam estranhas pensando em sonhos. Que sonhar parece uma bobeira, uma coisa que nunca vai acontecer, inalcançável.
A 'culpa' por pensarmos assim é nossa mesmo. Fomos nós, os adultos, que inventamos que sonhar é coisa de criança. Adulto tem objetivos!
O que os adultos esquecem é que os objetivos nascem dos sonhos.
Eu tive um sonho
Não querendo dar uma de Martin Luther King Jr, mas com a intenção de mostrar que os sonhos podem ser realizados, eu decidi contar, durante o workshop, o meu sonho.
Quando eu tinha uns 5 anos de idade, mais nova ainda que a Laura, eu sonhei que queria ser médica. Como não tinha nenhum médico na minha família, esse parecia um daqueles sonhos distantes, coisa de criança.
Mas eu carreguei esse sonho comigo, cresci querendo ser médica, passei para o segundo grau (que hoje é o ensino médio) e fui estudar para o vestibular.
Um sonho pode ser composto por vários objetivos
O meu sonho se tornou um primeiro objetivo: passar no vestibular de Medicina.
Depois do segundo ano de vestibular, esse objetivo foi alcançado: passei!
Mas o que eu queria não era estar na faculdade, meu sonho era ser médica.
E esse sonho se transformou em novos objetivos: me formar, escolher uma especialidade, passar na Residência, trabalhar como médica.
Hoje eu sei que mais da metade da minha vida eu passei realizando aquele sonho, que não era coisa de criança, era muito sério.
E eu continuei sonhando
"Depois de velha" eu percebi que realizar meu sonho de ser médica me deixou muito feliz, mas que eu agora queria alguma coisa diferente. E descobri que, mesmo adulta, eu podia sonhar de novo.
Eu sonhei que queria mudar de profissão.
E esse sonho se tornou um objetivo, fui estudar. Fiz a minha formação em coaching.
Mesmo sonho, novos objetivos: concretizei a minha transição de carreira, pedi demissão, abri a minha empresa, comecei o meu negócio próprio.
Sonho não é só sobre trabalho
Eu usei meu exemplo da Medicina e da minha transição de carreira, porque são exemplos bem claros de sonhos meus que foram concretizados.
Mas os sonhos não se limitam aos assuntos de trabalho, profissão, propósito ou vocação.
No workshop, a Laura contou quais eram os seus sonhos. E eu fiquei super feliz de encontrar na lista dela um sonho que também já foi meu e eu realizei. Voar de balão.
Um sonho que eu nem sei dizer quando começou e que, quando aconteceu, trouxe lágrimas de alegria nos meus olhos.
#paraTodosVerem a foto (que eu tirei do alto, de dentro do balão) mostra, ao longe, uma paisagem de montanhas cobertas por árvores. Mais próximo, algumas casas e um estacionamento de carros. Bem abaixo, num gramado, 5 balões coloridos, ainda no chão, e algumas pessoas ao redor.
Quem disse que sonhar é coisa de criança?
Eu continuo sonhando até hoje.
Depois de nos tornarmos adultos, talvez os nossos sonhos não sejam tão mágicos ou cheios de expectativa como os de criança. Eles até se parecem mais com objetivos de longo prazo do que com sonhos.
Mas não tem nada de errado em sonhar. Não é coisa de criança. Pelo contrário.
Quando sonhamos depois de adultos, é mais fácil transformar o sonho em realidade.
Quais são os seus verdadeiros sonhos?
#paraTodosVerem a foto mostra o rosto de uma menina soprando um dente-de-leão, uma flor que espalha as suas sementes com o vento.
É para isso que servem os sonhos
Podemos definir objetivos baseados em critérios bem específicos, com justificativas importantes e relacionadas às nossas obrigações.
Mas nada impede que um objetivo nosso venha de um sonho, baseado em critérios totalmente subjetivos, que levam em conta a nossa vontade e ponto final.
Esses objetivos derivados dos sonhos geram um comprometimento enorme, porque estão relacionados à nossa essência. Eles trazem uma carga bem mais leve, menos obrigação e mais vontade.
Quando eu contei para a Laura que já tinha sonhado em voar de balão e voei, os olhinhos dela brilharam. Ela viu que é possível. E é pra isso que servem os sonhos. Para nos motivar a concretizar os nossos objetivos.
***
Eu sou Cibele Castro, Slow Life Coach. Ajudo pessoas a controlarem o stress e a ansiedade, organizarem o tempo e melhorarem a produtividade, respeitando seu ritmo próprio.
Eu criei as Sessões Especiais de coaching para quem quer ajuda para colocar os sonhos no papel e transformá-los em objetivos para serem concretizados em uma única sessão de coaching, individual e direcionada para o assunto que você quer trabalhar.
Se você quiser receber textos como este diretamente no seu e-mail, inscreva-se para receber a Slowletter neste link. E se quiser saber mais sobre Slow Life e sobre o meu trabalho, acesse meu site.
***
🎉 Te desejo um 2019 com liberdade para sonhar, clareza para transformar seus sonhos em objetivos e motivação para realizá-los. 🎉
Head de Desenvolvimento de Produtos e P&D (Marcas: Trio e Pic-Me)
5 aSimplesmente amei. Lindo texto e lindas reflexões. E também já voei de balão! ❤️
Secretaria executiva | Universidade Federal de Minas Gerais
5 aSonhar..é o que faço a minha vida inteira..muitos sonhos quase todos foram realizados devido ao alto grau de POSITIVISMO..quem não sonha...não vive..ainda tenho muitos sonhos..é VOU..VOU REALIZÁ_LOS..
Ajudo empreendedores a venderem os seus produtos pelo mercado digital
5 aTexto perfeito é propício para o momento Cibele Castro. Parabéns e obrigado “por mais um vez” lembrar que as coisas simples que podemos fazer são tão importantes. Vou agora escrever os meus os sonhos para 2019. 🙏🏼