Sou bonito ou sou feio?

Sou bonito ou sou feio?

Cada vez me incomodam mais as visões parciais da realidade, como se de toda a realidade se tratasse. Todos os dias aparecem opiniões com bons argumentos, ora a favor, ora contra determinada realidade, pegando em determinada perspectiva parcial, para a apoiar ou criticar na sua totalidade. Compreendo que desta forma se impressione os outros e se vendam mais livros ou conferências, mas tenho para mim que uma visão demasiado parcial ou simplista da realidade, é redutora e perigosa.

É claro que, por definição, toda a visão da realidade é inevitavelmente parcial, pois ninguém possui o dom da ubiquidade. E também sei que a simplificação da realidade pode ser útil ou necessária para a sua compreensão, como é o caso da generalidade dos modelos teóricos. O que está em causa é, contudo, a insinuação de que um pedaço da realidade é toda a realidade, levando os outros ao engano (ou a que estes se deixem enganar).

Um exemplo comum desta atitude, incompetente ou desonesta, é a exortação a que “nunca se desista” ou que, “se cair, levante-se”. Quem ignora que há momentos ou situações em que o melhor é desistir e que, ao não se desistir e insistir na mesma atitude, pode estar a prejudicar-se gravemente o interesse do próprio e de outros? E quem ignora que há quedas fatais que jamais permitirão voltar a levantar-se, sendo recomendável andar-se mais atento e prevenir-se melhor as quedas possíveis?

Qualquer realidade pode ser apoiada ou criticada quando se pega por determinada ponta. De uma qualquer sala poderá dizer-se que é grande quando comparada com uma mais pequena, ou que é pequena quando comparada com uma maior. O que é competente e sério, é considerar as diferentes perspectivas de uma realidade e relativizar a sua importância ou utilidade. Porque a realidade não se apresenta a preto e branco nem em alto contraste, ela é feita de muitas cores e de muitos tons, formando um conjunto sistémico que é fundamental compreender.

Este é um tema que me interessa especialmente. Se também lhe interessa, a si e à sua organização, estou disponível para conversarmos.

José Rafael Nascimento (jn.correio@gmail.com - tel. 917520155)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos