SPRINT - Resolva problemas e teste ideias em cinco dias - Sexta-feira
#sprint #gestão #gestãodeprojetos #googleventures #gv #agil #thesprintbook #sextafeira #dia5
Finalizadas atividades da quinta-feira é hora de enfrentar o último dia do sprint.
SEXTA-FEIRA
Chegou o grande dia de colocar seu sprint à prova!
Hoje é o dia em que você irá TESTAR seu protótipo com pessoas/clientes que irão lhe oferecer feedback e ajudarão a entender se o caminho traçado até aqui está correto ou não.
Selecione cinco - sim, eu disse: - cinco clientes ou potenciais clientes para serem entrevistados e os encaixe ao longo do seu dia em reuniões de 1h cada. Esta agenda será suficiente para que você tenha tempo para um debriefing ao final do dia com sua equipe.
Entrevistar é uma arte e saber extrair melhor proveito dela é um grande desafio que o livro propõe. O autor KNAPP, sugere que a entrevista seja estruturada em cinco atos:
- Um cumprimento amigável de boas-vindas para dar início à entrevista;
- Uma série de perguntas de contextualização sobre o cliente para fazê-lo se sentir mais à vontade em ser o mais sincero possível durante a entrevista;
- Apresentação do(s) protótipo(s);
- Tarefas e “empurrõezinhos” para que o cliente reaja ao protótipo de forma mais espontânea e sincera possível;
- Um rápido debriefing para registrar os pensamentos e impressões gerais do cliente.
Durantes as entrevistas, em grupo, façam anotações dos pontos positivos e negativos sobre cada item comentado pelo cliente.
No debriefing final, identifique padrões de pontos levantados pelos entrevistados, volte às perguntas levantadas durante a segunda-feira e faça um chek para entendimento dos padrões mais importantes levantados pelos usuários. Tenha em mente que, o que foi levantado pela equipe interna, levando em consideração a experiência do cliente, auxiliarão na definição dos próximos passos.
Lembre-se: todo mundo sempre sai ganhando depois desta experiência! Independentemente do resultado - seja ele um sucesso absoluto ou uma catástrofe total - você levou apenas cinco dias para descobrir e, consequentemente polpou tempo e dinheiro para chegar ao resultado, sendo que, caberá à você e sua equipe agora, avaliar e interpretar os frutos dos testes e descobrir o que fazer em seguida.
Recomendo fortemente a leitura do livro “SPRINT - O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.”
Para mais detalhes sobre o processo, acesse também o site do The Sprint Book criado por Jake Knapp que traz todo processo em detalhes.
E você, ficou com dúvidas? O que achou de todo este processo? Teria coragem de testar o sprint em algum projeto na sua empresa? Deixe seu comentário :)
Revisão do texto: Bruna Oliveira