Startups precisam de Governança Corporativa?
Conforme o IBGC, Startup é uma organização escalável, de alto potencial econômico e inovadora (não necessariamente ligada à tecnologia)
As startups capazes de superar os primeiros obstáculos, com um modelo de negócios escalável, inovador e de crescimento acelerado, tornam-se scale-ups
Na última década, o ecossistema brasileiro de startups tornou-se o mais sólido da América Latina, com um número crescente de empresas, investidores e casos de sucesso.
Mas essa expansão não foi acompanhada de um item considerado fundamental para o sucesso dos negócios em longo prazo: GOVERNANÇA CORPORATIVA (Valor econômico, Por João Luiz Rosa — De São Paulo)
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas (IBGC)
“Existe um descompasso. É como um adolescente que tem um estirão e cresce da noite para o dia, mas ainda tropeça”, diz Sandra Guerra, sócia-fundadora da Better Governance. “A falta de governança aumenta o risco de uma startup entrar no vale da morte”, afirma a especialista
Segundo a FDC, pelo menos 25% das startups morrem antes de 1 ano, 50% com menos de 4 anos e 75% morrem com um tempo inferior a 13 anos
Obstáculos como questões mercadológicas, societárias, de gestão e regulamentação frequentemente se entrelaçam, resultando em desafios consideráveis para o crescimento sustentável dessas empresas
O ponto crítico muitas vezes reside no desalinhamento entre os sócios em relação a decisões estratégicas, transformando a governança corporativa no epicentro desse desafio.
A governança corporativa (fundamentada em quatro princípios essenciais - transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa) é uma ferramenta extremamente importante para orientar o caminho das startups desde sua concepção e tem um papel crucial na redução do risco de mortalidade desses empreendimentos.
Ao implementar práticas de governança, as startups asseguram o compliance fiscal, reduzem riscos operacionais e aprimoram a gestão interna, sustentando o crescimento e a longevidade no mercado competitivo
Com procedimentos bem definidos, a gestão de fluxo de caixa torna-se mais eficaz, permitindo decisões mais assertivas que previnem problemas financeiros capazes de comprometer o crescimento da empresa.
A jornada de implementação da governança corporativa pode se desdobrar gradualmente, adaptando-se ao ritmo e às necessidades específicas de cada empreendimento.
Ter um pessoa como mentora ou advisor na fase inicial e uma conselheira consultiva a partir da validação, ajuda imensamente no processo de implantação e manutenção de uma Governança sólida
Cada fase de crescimento representa um momento propício para a adoção ou o aprimoramento de determinadas práticas que serão orientadas e apoiadas pelas pessoas conselheiras
No quadro abaixo seguem algumas ações da GC por fase
Reparem que, na fase de ideação, onde a startup encontra-se entre o desenvolvimento da ideia e o entendimento do problema que se propõe a resolver, é necessário estabelecer o propósito do empreendimento
E o que é o propósito?
O propósito é basicamente o porquê da empresa existir e molda a cultura, atraindo talentos e mantendo as pessoas focadas no impacto que desejam causar.
Quando falamos disso, não podemos deixar de citar Simon Sinek
Ele apresentou, em uma das palestras mais famosas do TED, sobre como comunicar o propósito ativa uma área do cérebro ligada a decisões e influencia o comportamento.TED Golden Circle - Simon Sinek
Peter Drucker afirmou que empresas bem-sucedidas não começam seu planejamento pensando no retorno financeiro. Pelo contrário, começam pensando na realização de um propósito. Os retornos financeiros serão naturalmente resultados dessas ações.
Vamos falar de Propósito, Plano de Negócios e Planejamento estratégico?
Na fase de ideação, o propósito é o motor criativo que impulsiona a encontrar soluções inovadoras para os problemas do mundo.
O plano de negócios é o roteiro que transforma o propósito em ações tangíveis. Durante a fase de validação, ele ajuda a refinar a proposta de valor, entender nosso mercado e identificar oportunidades.
À medida que a startup ganha tração, o planejamento estratégico torna-se fundamental.
Recomendados pelo LinkedIn
Ele direciona a expansão das operações, o gerenciamento de recursos com eficiência e a exploração de novos mercados.
No estágio de escala, o planejamento estratégico permite consolidar as conquistas e enfrentar desafios complexos, garantindo que a empresa cresça de maneira sustentável e orientada para o futuro.
O propósito dá a direção, o plano de negócios fornece os passos e o planejamento estratégico ajuda a avançar em direção à realização dos objetivos e metas.
A Formação Lean Governance da Board Academy Br, tem a função de preparar conselheiros e conselheiras consultivas especializados(as) na governança para Startups para:
E como deve o ser e o agir da pessoa no papel de conselheira consultiva?
𝟏. 𝐂𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞𝐫 𝐨 𝐄𝐜𝐨𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦𝐚 𝐝𝐞 𝐬𝐭𝐚𝐫𝐭𝐮𝐩𝐬
𝟐. 𝐓𝐞𝐫 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐨, 𝐚𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚, 𝐞𝐬𝐜𝐮𝐭𝐚 𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚, 𝐡𝐮𝐦𝐢𝐥𝐝𝐚𝐝𝐞
𝟑. 𝐒𝐞𝐫 𝐌𝐮𝐥𝐭𝐢𝐝𝐢𝐬𝐜𝐢𝐩𝐥𝐢𝐧𝐚𝐫
𝟒. 𝐀𝐣𝐮𝐝𝐚𝐫 𝐞𝐱𝐞𝐜𝐮𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐞 𝐞𝐱𝐞𝐜𝐮𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐚 𝐭𝐞𝐫𝐞𝐦 𝐯𝐢𝐬𝐚̃𝐨 𝐬𝐢𝐬𝐭𝐞̂𝐦𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐡𝐨𝐥𝐢́𝐬𝐭𝐢𝐜𝐚.
✔Visão sistêmica:
Enxergar uma organização como um sistema interligado e interconectado, onde todas as partes estão relacionadas e influenciam umas às outras.
✔Visão holística:
Amplia a perspectiva para incluir também o contexto externo, como o ambiente de negócios, as tendências do mercado, as demandas dos clientes, as regulamentações governamentais, entre outros.
𝟓. 𝐓𝐞𝐫 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐠𝐞𝐬𝐭𝐚̃𝐨 𝐚́𝐠𝐢𝐥 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐠𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨-𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐚𝐬 𝐦𝐞𝐭𝐨𝐝𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚𝐬 𝐚́𝐠𝐞𝐢𝐬
✔Flexibilidade, colaboração, capacidade de adaptação rápida a mudanças, foco na entrega de valor
✔Trabalho colaborativo, feedback, experimentação, aprendizado contínuo e melhoria constante
𝟔. 𝐒𝐢𝐦𝐮𝐥𝐭𝐚𝐧𝐞𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐚𝐬 𝐝𝐞𝐜𝐢𝐬𝐨̃𝐞𝐬
✔Capacidade de tomar múltiplas decisões de forma eficaz e coordenada em diferentes contextos e para várias partes interessadas ao mesmo tempo
7. Atualização em novas tecnologias de gestão e inovação
𝟖. 𝐃𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞
𝟗. 𝐃𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐥𝐚𝐝𝐨 𝐨 𝐄𝐠𝐨
✔Não buscar reconhecimento pessoal, focando no melhor interesse da organização.
𝟏𝟎. 𝐅𝐨𝐜𝐚𝐫 𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐚̃𝐨 𝐠𝐞𝐫𝐚𝐫 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫
✔Menos é mais. Priorização. O que vai fazer muita diferença
Community Manager l Gestora Service de Desk l Gestora de Office Automation l Gestora de Projetos/Processos l Especialista em Qualidade de Atendimento | Customer Experience
1 aExcelente material compartilhado Dani Barcellos e Parabéns pela formação de Lean Governance!!
Sócio fundador e presidente do conselho consultivo da Foco Inteligência / Diretor de Comunicação & Marketing / Professor universitário (graduação e pós-graduação/MBA)
1 aExcelente Dani Barcellos!👏👏👏👏
Advogado. Professor de Educação Executiva. Conselheiro. CCA IBGC, Jurídico, Governança, M&A. Inovação, Startups, Sustentabilidade, ESG, Energia Renovável, Capital Humano, Regulação, Board Member.
1 aEntender a moderna função social dos negócios é questão bastante complexa, pois o #mundo muda muito rápido e temos que assumir nossa #responsabilidade. Desejo a todos os participantes sucesso na jornada e expresso, uma vez mais, minha gratidão a todos da Board Academy Br #juridico #law #direitosocietario #futuro #pessoasnocentro #sustentabilidade #ods #inovacao #conselheiro #startup
Dani Barcellos excelente artigo!