Strategic Sourcing
O contexto geopolítico tem provocado impactos significativos nas cadeias globais de suprimentos, resultados de inflação, taxas de juros e custos produtivos em geral.
Gerenciar os suprimentos de forma estratégica é, então, fundamental para o resultado de toda a cadeia produtiva, do TCO (Custo Total de Aquisição), dos custos administrativos e de utilização, além da estratégia de preços de insumos.
Estruturar um modelo de Strategic Sourcing habilita um amplo entendimento da relevância e abundância dos tipos de insumos/itens necessários à operação, às características dos mercados e fornecedores qualificados, e o poder de negociação junto aos mesmos.
No modelo, classificamos os insumos/itens em 4 categorias:
· Não-críticos;
· Alavancagem;
· “Gargalo”;
· Estratégicos.
A partir da estratificação, definimos estratégias de negociação para cada categoria a partir das fortalezas identificadas, seja através dos volumes consumidos (poder de barganha), ou das modalidades de compra/relacionamento (parcerias, contratos de longo prazo, compras spot, leilões etc.).
Além de reduções de custos, a implementação dos conceitos de Strategic Sourcing, promove transformações organizacionais colaterais, permitindo a tomada de decisões baseadas em custo/benefício, desenvolvimento de relacionamentos ainda mais profissionais com os fornecedores, além de ampliar a assertividade e previsibilidade de toda cadeia de suprimentos.
A BFG possui ampla experiência na implementação dos conceitos de Strategic Sourcing em diferentes indústrias, permitindo o completo mapeamento de suprimentos, análises de mercados e fornecedores, definição das estratégias de compras e das metas por categoria, apoio nas negociações e desenvolvimento de acordos de fornecimento (SLA´s, pricing etc.).
Interessado em ampliar o conhecimento acerca de Strategic Sourcing? Contate nossos especialistas, que poderão ajudar na construção de resultados imediatos e no importante trabalho de preparação para o médio-longo prazos.