Sua bússola quebrou durante a pandemia?
Fique tranquilo(a)! Pode ser apenas a ressignificação do seu propósito acontecendo.
Muitas são as razões que nos fizeram refletir durante a pandemia, não teve jeito, o ser humano quando é levado ao seu limite emocional e físico, alcança as maiores reflexões e aprendizados, através de sua essência.
Esse fator, combinado ao fato de que fomos de forma abrupta afastados fisicamente do trabalho, nos fez viver e conviver com a nossa família de outro modo, e com nós mesmos de outra forma, o ser se tornou mais importante do que o ter, como nunca. Parece que as roupas e sapatos não são mais tão úteis, bem como os carros, que ficaram empoeirados, ao mesmo tempo em que, aqueles que viviam com muito menos do que isso tiveram que fazer o possível para sobreviver - despertando muitos sentimentos empáticos de uns com os outros , em diversas circunstâncias.
Um novo modo de viver e de pensar trouxe perspectivas novas sobre o futuro, a partir do novo presente.
As pessoas nunca pensaram tanto sobre isso nos últimos anos, não dava tempo! E o tempo agora é diferente, é relativo, e não nos preparamos, não foi proposital, estamos vivendo um "ano sabático" forçado, no meio da rotina habitual, acrescida de elementos como homeschooling, home office, busca por emprego, cuidados domésticos full time, preocupação com a saúde, etc.
E a que conclusão você chegou?
Cada um tem o seu tempo em pensar sobre seu propósito, sua razão de ser quem se é. Não é simples, mas se ainda não chegou para você este momento, provavelmente, está próximo de chegar ou você já o atravessou antes em sua jornada.
Este movimento trouxe outros fenômenos - fez pessoas abandonarem ou mudarem de emprego por conta própria (sem ter sido demitidas), fez pessoas demitidas ou desempregadas abrirem seus negócios (e como aumentará o número de microempreendedores nesse movimento). Fez haver um mar de desemprego e congelamento de vagas e agora, uma curva crescente de aumento de vagas versus falta de profissionais com skill requerido, infelizmente haverá cada vez menos vagas no mercado para posições operacionais e cada vez mais posições que requerem necessidade de habilidades específicas - tecnologia, engenharias diversas, matemática, analítico, desenvolvimento de tecnologias e outros, bem como profissionais que possuem soft skills refinados - inteligência emocional resiliência, change management, problem solving, leader coach, accountability, entre outras.
Há ainda outro fenômeno, o de profissionais que estão assumindo novas oportunidades profissionais, mudando de empresa e de cargo, sem ter ainda cumprido o ciclo completo no local em que estavam.
Há também aqueles que não fizeram mudanças de emprego ou função, mas que ressignificaram seu papel, sua contribuição e se viram muito mais propositivos e colaborativos uns com os outros, a criação de conexão em um momento de crise fortalece o sentimento que estamos todos juntos nisso. Buscar maneiras de fazer a diferença parece ser uma resposta humana natural quando enfrentamos adversidades.
Todos esses fenômenos são na verdade a busca por atender as novas expectativas estabelecidas, vinculadas a visão de futuro, ao seu propósito, a solucionar questões, parece que nesse momento "é a hora certa de fazer as coisas" , um sentimento de encorajamento vem, quando a chave vira.
Eventos traumáticos e imprevistos na vida podem realmente inspirar pessoas a mudar e crescer, colocando-as no caminho do propósito.
No entanto, existem perspectivas importantes a se provocar sobre tudo isso, que é a de avaliar se isso não pode ser saciado de outras maneiras, que não só mudanças externas, há de se avaliar o propósito de vida de forma integral (dentro e fora do trabalho), isso pois podemos cometer certa autossabotagem, ao mudarmos algumas coisas para saciar necessidades novas que criamos e estabelecemos quando na verdade o mais importante não é considerado como cerne da questão.
Importante refletirmos quais mudanças efetivamente fazem sentido e tomar essas decisões em um momento que a mente esteja calma, em que se esteja são, quando o ciclo de reflexão esteja de fato concluído , no seu tempo e não no tempo do outro, do mercado ou qualquer outra variável.
Você precisa de ajuda para chegar ao final?
Procure formas terapêuticas para apoiar-se e fundamentar sua análise, o mais importante é compreender que isso é relevante sim, que não devemos ignorar o que está ocorrendo, e que a mudança efetiva e perene ocorre de dentro para fora.
Não abandone a sua coragem de mudar, apenas persista na coragem de evoluir!
Gerente de Relacionamento Personnalité | MBA Gestão Estratégica Negócios
4 aPedro Zava por coincidência acabei de ler a sua postagem, e me encontro com esse artigo que cita o mesmo.
Presidente/Pregoeiro de Licitações Pública | Prefeitura Municipal de Santa Teresinha
4 aBoa reflexão .
Quem dera se fosse uma "ano sabático". Incertezas, estresses, notícias ruins, lazer restrito e trabalho...o período está é complicado. Acho melhor planejar um "ano sabático" para depois ...🤔
Diretor executivo na LAVANDER - CONTABILIDADE E PERICIA FINANCEIRA
4 a👏🏻👏🏻👏🏻
Administrativo e Financeiro
4 aExcelente reflexão sobre o momento que atravessamos. Fernanda Carmagnani Rodrigues