Um novo Tempo

Um novo Tempo

O ano era 2020… Projeções, ideais, metas, planejamento, sonhos, enfim, o que foi possível realizar nesse ano tão difícil, complexo e adverso? Parando nesse exato momento para uma reflexão de tudo o que vivemos até hoje, sem precisar tirar conclusões, mas apenas para que essa reflexão possa nos remeter às coisas simples da vida, como um abraço, um almoço em família, um bate-papo com amigos, um happy hour ou até mesmo um aperto de mão. Pois é, quantas coisas não vividas! Quantas pessoas partiram com essa pandemia entre outras situações do cotidiano como acidente, violência entre muitos outros acontecimentos, enfim, que ano difícil. Pessoas desempregadas já antes da pandemia e depois dos protocolos como distanciamento e aglomerações, os processos de recrutamento e seleção ficaram mais morosos e alguns até foram suspensos por medidas de segurança, empreendedores que já vinham lutando para sobreviver nessa crise global, empresas fechando por falta de saúde financeira e incentivos, enfim, tudo ficou mais difícil.

A pergunta não é o que está acontecendo com o mundo, mas sim com os valores e as pessoas que vivem nele.

O mundo é mundo com você ou não e acredito que ele estaria muito melhor se tivéssemos pessoas mais conscientes vivendo nele. Temos aprendido muito durante todo esse processo, adotamos novos hábitos, seguindo novas normas de convívio e higiene, tudo isso com o objetivo de minimizar efeitos, impactos e perdas. Engraçado que no cotidiano comum antes de tudo isso lutávamos incansavelmente para mudar um simples habito e isso se transformou em cursos e treinamentos, porém mudar certos hábitos se tornou uma condição extremamente importante para aumentar as chances de sobrevivermos a esta doença que acabou levando muitas pessoas esse ano.

O mais importante é que venhamos nos reprogramar, pois, acredito que nunca nas nossas vidas essas três palavras tiveram tanto significado para a nossa sobrevivência: resiliência, flexibilidade e adaptabilidade. Agora é redesenhar estratégias, rever planos e objetivos para que tenhamos maiores possibilidades de ter êxito nos nossos planos de vida.

Costumo falar que a mudança é o principal insumo da fábrica da vida e nunca pensei que isso seria o fator determinante para a nossa existência. Precisamos contar mais uns com os outros, pois só assim iremos facilitar esse processo de mudança que todos deverão passar. Podemos até destacar algumas mudanças como trabalho voluntário em prol de pessoas que vem crescendo, pois com a pandemia passamos a enxergar um pouco mais a necessidade do próximo e olha que ela sempre esteve presente, mas a pandemia trouxe mais visibilidade para essas situações.

 Você já havia vivenciado um ano desse tipo?

 O momento é, de fato, um dos mais complexos, mas é necessário unir forças e compartilhar ideias que possam agregar uns aos outros, pois é tempo de aumentar a inteligência colaborativa em todas as esferas, tempo de solidariedade e entender que não devemos esperar impactos tão significativos para expressarmos mais amor, compaixão, atenção e mais momentos juntos das pessoas que importam. Sabemos que nunca estaremos prontos para determinadas situações e adversidades, mas precisamos estar preparados, mais unidos e fortalecer as relações uns com os outros, pois é como um amigo e parceiro de projeto Diego Messias sempre diz “As pessoas são os maiores bancos de investimentos no mundo”, não existe valor para uma moeda chamada confiança e saiba que o retorno que ela poderá trazer para você é inimaginável.

Por pior que sejam os problemas do mundo, não podemos perder a esperança, temos que nos preparar para vencer toda e qualquer dificuldade, pois tudo isso nos mostrou que não é somente uma questão de recursos, mas uma lição de igualdade.

Quais lições o ano de 2020 pode trazer paras as nossas vidas?

O mais importante de refletirmos nesse ano de 2020 são as lições e aprendizados que ele nos trouxe, e a partir de agora agirmos de forma que as nossas vidas sejam um pouco menos dolorosa ou que seja um pouco melhor, portanto não espere um adeus para dizer que ama e já que não podemos abraçar fisicamente, abrace com o coração expressando seus sentimentos para as pessoas que importam, perdoe independente de uma pandemia, valorize as pessoas e permita que elas saibam do seu amor e carinho por elas independente do amanhã, a vida é valiosa e num piscar de olhos tudo pode acabar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos