SUA CURTIDA PODE ME AJUDAR?
Imagem retirada do Google.

SUA CURTIDA PODE ME AJUDAR?

Nos últimos meses, foi constatado um grande número de publicações no LinkedIn com uma foto self, ou, imagens de currículos postadas pelos próprios usuários. Nestas postagens, estão marcadas grandes empresas nacionais e até internacionais. Com a seguinte frase:

...”Sua curtida pode me ajudar”...

Mas qual o verdadeiro proposito desse método de tentar conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho? Parece ser uma maneira inteligente de chamar a atenção das empresas? É realmente uma forma adequada?

A resposta pode ser a seguinte:

O mundo está passando por um transtorno de identidade, grandes inversões de valores e conceitos estão sendo postos a sociedade, incluindo o comportamento nas redes sociais. Veja! (Uma exemplo surreal) Não parece adequado ir a uma audiência jurídica de sunga, se tornaria uma insensatez tamanha, um desleixo, podendo ser comparado a um louco. Por mais sutil que seja as atitudes de hoje, no amanhã, poderá transformar o surreal, muito mais próximo do real.  

Postes como a ...”Sua curtida pode me ajudar”... Seguido de conteúdos sem relevância, ou que não expressão uma real necessidade. Não deveriam fazer sentido em uma rede profissional, onde grandes oportunidades podem realmente acontecer, através de reais necessidades do mercado.

Simplesmente, esse comportamento é um reflexo de atividades em outras redes sociais, misturando o comportamento não profissional com ambiente profissional. Esse método não parece ser muito eficiente, quando olhamos o conteúdo do produto, são meramente exibicionistas e com pouco conteúdo digno da súplica. Sem nenhuma história digna ao que se propõe, sem nenhuma garantia de resultados satisfatórios em uma possível oportunidade concedida.

Isso tem sido relativizado, pessoas profissionalmente boas acabam adotando as mesmas posturas que se divergem de si mesma, pra tentar o novo método “descontraído” de chamar atenção dos recrutadores das grandes empresas. E a real consequência é desmoralização do ambiente, grandes profissionais estão soterrados em um lugar de pouca relevância intelectual e comportamental.

Por tanto, ficam alguns conselhos aos jovens profissionais;

1º - Encontre-se a si mesmos.

O que você gosta de fazer? Qual o seu sonho? Quais as suas habilidades? O que você pode fazer bom pela sociedade com o seus sonhos?

2º - Aprenda a separar as situações e ambientes.

Você tem o seu ambiente de estudos? Você vai de sunga pra faculdade? Espera receber uma proposta de emprego na balada? Você espera ter resultados trazendo comportamentos inadequados para um lugar de reais possibilidades sérias?

3º - Capacite-se, aprenda com quem realmente pode oferecer algo bom.

Forme-se, estude, seja o melhor no que faz atualmente e planeje uma carreira profissional, respeite e escute os veteranos que podem te ajudar a crescer.

4º - Trabalhe o bom trabalho.

Faça o bom trabalho, mostre qualidade, seja justo, verdadeiro, trabalhe dia após dia com foco na carreira que deseja alcançar e não se iluda com a vida fácil de alheios, pois tudo tem um preço.

Jovens, não se iludam, mas sejam coerentes e busquem ser mais pensadores e humildes. Torne-se mais desenvolvido e entenderá o que realmente acontece em nosso mundo, dando-lhe uma chance para lutar por um real motivo. 

Afinal, você precisa somente de curtidas?

Diego L.

Engenheiro de Sistemas Eletrônicos | Engenheiro de Sistemas Embarcados | Engenharia de Custos Industriais | Value Engineering

2 a

Perfeita colocação!

Alessandra dos Santos Ramos

🩷 RH | DP | Assistente de Recursos Humanos | Departamento Pessoal | Gestão de pessoas | Atendimento ao Colaborador

2 a

#correntedobem 💙💚

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos