Sua empresa contém glúten?
Crédito da Imagem: "Alrighty Then, Where Is The Grub", by chefranden, in VisualHunt

Sua empresa contém glúten?

O glúten é uma substância que se dá por causa da mistura de proteínas em cereais da família do trigo. Se você não sabe o que isso tem para acrescentar no seu negócio, continue lendo este artigo.

No último mês fiz a experiência de ficar TOTALMENTE sem glúten. Daí pude perceber algo que se aplica no mundo dos negócios. Podemos dividir os produtos em três categorias: “lindo, porém, ordinário”, “síndrome de patinho feito” e “confiante”. Sua empresa, ou serviço entrega qual destes produtos?

Lindo, mas ordinário

Alguns produtos com aspecto maravilhoso, com embalagens bem trabalhadas, com marcas conhecidas, mas ao ler sua embalagem, percebia que havia a mensagem “Contém glúten”. Isso seria esperado de produtos de trigo, mas não em outros alimentos.

Produtos que originalmente não possuem glúten, ao serem processados nos mesmos locais em alimentos que o contenha, são contaminados. Ou seja: uso a mesma máquina para processar alimentos diferentes. É como se usar o mesmo prato várias vezes ao longo do dia sem lavá-lo entre uma refeição e outra.

Existem propostas matadoras e/ou inovadoras de produtos/serviços que nos encantam, mas ao observarmos de perto, percebemos que a proposta não é tão inovadora assim…

“Síndrome de patinho feio”

Alguns produtos tinham uma embalagem tosca, com marcas pouco conhecidas, mas se comparados com os citados anteriormente, eram muito MELHORES e com o preço bem parecido. Alguns até mais baratos.

Ou seja, se comprasse algo de milho, mandioca ou qualquer outra coisa que não tenha trigo, é exatamente isso que eu levava para casa.

Alguns produtos/serviços são tão fantásticos que nem chegamos a dar atenção a eles por causa da sua apresentação. Nos atentamos para um nome ou aparência e deixamos passar a oportunidade de um grande negócio.

“Confiante”

Haviam produtos que ostentavam selos internacionais em embalagens de marcas não tão comuns, mas ao comparar com as líderes de mercado, ficamos com vontade de experimentar. E mesmo que estas tivessem um preço igual ou um pouco mais caro, ficamos com vontade de levá-las para casa.

Seus produtos não são só produtos, eles prometem algo mais, eles possuem valor. Preço é negociável, valor não.

Conclusão

Em tempos em que a economia aponta para um futuro melhor, e com boas expectativas para o cenário político quanto a grandes mudanças, é hora de planejarmos para entregar valor, ou em nossa comparação, ‘produtos confiantes’. Afinal, se nosso produto for igual ao de todos, a única maneira de ganhar é no preço. Mas se seu produto tem valor, algo que você garante e acredita que fará a vida de outra pessoa melhor, isso não é negociável.

E você, já teve algum insight parecido? Compartilhe conosco sua experiência!

Abraços e até o próximo artigo!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos