Sua empresa tem pessoas ou recursos?

Sua empresa tem pessoas ou recursos?

Em primeiro lugar, gostaria de fazer com que a abordagem corporativa que usarei para falar de pessoas e recursos seja clara para todos.

  • Pessoas - Indivíduos que têm sentimentos, crenças, valores, preferências, ambições, paixões e necessidade de ser constantemente motivados.
  • Recursos - Tudo o que é necessário para realizar algo em um projeto que tenha um custo e uma produtividade incorporados. Eventualmente, quando o esforço humano é necessário, as pessoas podem ser usadas como recursos.

Agora que entendemos claramente a diferença, vamos falar sobre como as empresas fazem mal uso tanto de pessoas quanto de recursos em seu dia-a-dia.

É muito comum ver empresas (especialmente as brasileiras) com pressa para contratar pessoas para serem usadas como recursos em um determinado projeto. E pior, na maioria das vezes, tentam conseguir as pessoas mais qualificadas pelos menores salários. O problema é que essa prática envolve lidar com uma miríade de problemas conhecidos. Se você quer ter uma cultura corporativa forte e que irá desenvolver equipes multidisciplinares, maduras e auto gerenciáveis que irão impulsionar sua empresa, esse não é o caminho.

Você tem que lembrar que esses recursos são pessoas. Colocá-los juntos em uma equipe esperando produtividade e interação entre eles simplesmente não vai funcionar. Sua empresa deve ter um perfil desejado/idealizado de funcionário para ser preenchido antes da contratação. Você não pode simplesmente colocar uma pessoa desatenta em uma equipe cheia pessoas detalhistas. O que você acha que vai acontecer? A resposta é muito simples, tanto a equipe quanto a pessoa ficarão frustradas na primeira interação, e a culpa será sua! Como resultado, você terá entregáveis de baixa qualidade, não cumprimento de prazo, alta rotatividade e perda de dinheiro devido ao treinamento constante de novos funcionários (se é que eles são treinados).

Tente contratar pessoas que tenham um perfil aderente aos objetivos e políticas da sua empresa para que suas equipes possam ter mais entrosamento em suas tarefas diárias não esquecendo do objetivo maior.

Por outro lado, mesmo tendo uma equipe entrosada e alinhada com a cultura de sua empresa, você ainda não pode esquecer que são pessoas. Eles precisam ser respeitados, precisam se sentir seguros e motivados. Atribuir toneladas de tarefas a serem entregues em tempo recorde só porque elas mostraram seu valor como equipe também não funcionará. Há uma linha muito tênue entre motivação e limitação e mesmo sabendo que não é fácil de descobrir, você deve tentar.

Trate pessoas como pessoas. Se seus funcionários estão felizes, motivados e confiantes, provavelmente seus clientes também estarão.

Se sua empresa tiver uma cultura centrada em recursos, as pessoas que trabalham para você também tratarão sua empresa como um recurso, ou seja, ela pode ser substituída por outra empresa a qualquer momento.

Quando sua empresa tem uma cultura centrada nas pessoas, você verá inúmeras vantagens as quais eu posso abordar em um próximo artigo.

Veja o post original.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos