Sua visão de futuro
Quando estava no ensino médio queria trabalhar com Bioquímica. Como não tinha como pagar um curso técnico nesta área procurei uma bolsa de estudos. Não consegui a bolsa que queria, mas ganhei uma para um curso técnico de programação. Descobri que adorava programar e achava muito divertido. Como gostei muito do que fazia resolvi continuar aprendendo e direcionei minha carreira para área de desenvolvimento de software. Trabalhava com Clipper no início e estudava Object Pascal depois trabalhei com Progress 4Gl e estudava e brincava com Java.
Em nossas carreiras, as repetições e a rotina geram a sensação de estar no controle. Se sua carreira está no modo automático pode ser que seus objetivos de longo prazo fiquem inalcançáveis.
Embora nem sempre tenhamos controle sobre as opções, sempre temos controle sobre qual delas escolhemos.
Greg McKewon
Tenho uma estrutura de questionamentos que tem me auxiliado muito e gostaria de compartilhar:
- o que eu quero?
- quando eu quero?
- com qual qualidade eu quero ?
- a que custo eu quero?
Pense para cada uma das respostas o que você precisa para conseguir o objetivo traçado uma técnica interessante, é o uso de OKR (Objectives and key results) para vida pessoal. Se desejar conhecer um pouco da técnica de OKR TED Talk do John Doerr, Why the secret to success is setting the right goals. Prefiro colocar meus objetivos em um ou mais diagramas - TED Talk do Tom Wujec - Got a wicked problem? First, tell me how you make a toast.
"A maior lição é que, assim que se percebe um problema comportamental,
é possível inventar uma solução comportamental para ele.”
Richard H. Thaler
As perguntas podem ser feitas com a frequência que você considerar necessário, ou seja, planejar e controlar longo (alguns anos), médio (alguns meses) e curto prazo (semanas ou dias). Escrever e registrar é uma forma de organizar o pensamento e gerar comprometimento - a verificação constante através de um diário de bordo é muito eficaz e nos ajuda a controlar nosso medidor de combustível e impede o gasto de energia desnecessária.
Tendo o norte definido avalie-se. Recentemente fiz o teste de âncora de carreira com a Luzia e creio que ajudou a tirar algumas dúvidas que eu ainda tinha, talvez possa ajudar você. Caso tenha interesse pode ser feito usando este link Âncora de carreira, creio que é bem mais bacana se o processo for conduzido por algum profissional (ela não está pagando pela propaganda).
Quando você planeja sua carreira o foco deixa de ser no dia seguinte, a maturidade é alcançada apenas com a busca contínua de melhoria e atualização de conhecimentos e comportamentos com disciplina.
O trabalho é uma bola de borracha. Se você soltá-lo, ele vai se recuperar. As outras quatro bolas – a família, a saúde, os amigos, a integridade – são feitas de vidro. Se você derrubar uma delas, a bola será irrevogavelmente arranhada, cortada ou talvez até quebrada.
Gary Keller
Não é fácil prever um evento capaz de nos prejudicar e que nos afaste das metas, mas é impossível alcançar uma meta não definida. Um indicador que você está no modo automático e fazendo mal para sua carreira é não conseguir falar com paixão sobre seu trabalho. Outro indicador é não entender o valor agregado, ou seja, como você ajuda no crescimento da empresa.
Resumindo:
- O trabalho não é a sua vida e você não é o seu trabalho;
- Trabalhe pela empresa e não na empresa, ou seja, entenda como agregar mais valor;
- Trabalhe por você, tenha certeza que o seu trabalho tem significado e está alinhado com o que você espera de carreira e vida.
Grandes passos nunca são dados se estamos acomodados. Viva o seu presente de acordo com sua visão de futuro e realize ajustes à medida que for necessário.
Referências
Doerr, John E. Why the Secret to Success is Setting the Right Goals. TED, 2018.
Gerber, Michael E., and Michael E. Gerber. The E-myth revisited. Harper Collins Publishers, 2005.
Keller, Gary, and Jay Papasan. The one thing: The surprisingly simple truth behind extraordinary results. Bard Press, 2013.
Sinek, Simon. Start with why: How great leaders inspire everyone to take action. Penguin, 2009.
Wujec, Tom. "Got a wicked problem." First, tell me how you make toast, TED Talk, 2015.
Thaler, Richard H., and L. J. Ganser. Misbehaving: The making of behavioral economics. New York: WW Norton, 2015.
Tulgan, Bruce. It's Okay to Manage Your Boss: The Step-by-step Program for Making the Best of Your Most Important Relationship at Work. John Wiley & Sons, 2010.
Administ
2 aGLAUCO SCHEFFEL muito bom, meu ajudou com vários insights, ou seja, quem não sabe para onde vai qualquer lugar serve. Se você não tiver um plano de voo não vai chegar ao seu destino.
Sócia Consultora da Armonia
4 aQue surpresa boa ser citada no seu texto, GLAUCO SCHEFFEL! Buscar constantemente o tão falado autoconhecimento permite mesmo que a gente desligue o piloto automático e passe a perceber quem somos e em que contexto estamos momento a momento, para que possamos escolher com consciência o que queremos, podemos e iremos fazer. Obrigada por compartilhar suas reflexões! Seja que temas for escolher para sua próxima série de artigos, por favor, não deixe nunca de escrever!!! ;)
I help people make software that makes the difference.
4 aInteressante reflexão.
Head of Product at Yuni Digital
4 aGlauco, você sempre arrasa nos seus posts... Que tal escrever um livro? :)