Erros comuns cometidos por jovens profissionais
Recentemente saiu uma publicação no G1 Economia sobre “11 erros mais comuns cometidos por jovens profissionais”. Decidi pegar alguns desses erros e complementá-los com a minha opinião e experiência trabalhando na área de TI já há alguns anos.
O link da publicação está aqui.
Dispensar o valor das posições iniciais
Não tenha pressa e acalme a ansiedade. Queira ser melhor primeiro antes de ser promovido ou se tornar sênior. Se você fizer o dever de casa, certamente será recompensado. E entenda, a recompensa pode vir de várias formas, como aumento de salário, mudança de função, novos desafios na empresa atual ou até uma nova oportunidade de emprego.
Presumir que sabe de tudo
Ninguém sabe tanto que não possa aprender algo novo. Escute os outros. Todas as pessoas tem experiências de vida muito diferentes e com certeza tem algo relevante para ensinar. Escute e aprenda, você não é tão foda assim que não possa aprender algo com o estagiário novo. E cuidado com a arrogância, é provável que ela feche algumas portas para a comunicação. Afinal, quem quer ensinar algo para alguém que já “sabe”?
Esquecer de fazer um bom networking
“Fazer networking”. Quem nunca escutou ou leu sobre isso? Entenda o que isso significa e, se ainda não começou, comece agora. Pode ser que um dia você perceba o quanto isso te faz falta e para “consertar” vai levar um bom tempo.
Se envolver em fofocas ou dramas de escritório
Tente não se envolver. É perda de tempo e gasta muita energia.
Fazer apenas o necessário
Se você acha que o que faz é apenas algo para empresa e faz por que é pago por isso, pare agora e repense o que está fazendo. Fazer apenas o necessário te manterá no mesmo lugar, ou, na melhor das hipóteses, você irá subir os degraus bem devagar. Fazer o que todo mundo faz te deixará no mesmo lugar onde todos estão. Se você quiser algo mais, precisará entregar algo mais (e isso não quer dizer que precisa fazer hora extra, ok?). Entenda a importância disso.
Não ler sobre seu segmento ou indústria
Seja para sempre um estudante. As coisas evoluem e o mercado também, é natural. Se você não se atualizar, alguém vai, e as melhores oportunidades não virão para você. Aprenda a aprender. Encontre o seu jeito, não tem regra, apenas faça e goste de fazer.
Não saber pedir ajuda ou demonstrar gratidão
Não tenha preguiça em tentar fazer, mas também não fique “tentando” uma eternidade. Saber a hora de pedir ajuda é essencial e isso não te torna um profissional ruim. Lembre-se: o colega do lado SEMPRE vai saber algo que você não sabe.
Esteja atento para essas coisas, queira ser melhor a cada dia, mas vá com calma. Mais importante que a velocidade é a direção.
Analista de sistemas
4 aExcelente, Danilo! Parabéns!
Partner Viva Eventos - Gerente de TI - Analista desenvolvedor React , Nodejs, PHP, WordPress, Serveless e AWS
4 aBoa Danilim!
Coordenador de Desenvolvimento de Software
4 aParabéns, Danilo A.! Artigo bem direto e que pode ajudar muitos profissionais da nossa área.
Consultora de Recursos Humanos | Tech Recruiter | Talent Hunting | Recrutamento e Seleção | Gente e Gestão | Entrevista por competência | T&D
4 aMuito válida a reflexão Danilo Abranches! Parabéns pelo artigo! ;)