Sucesso e Pressão
Será que o sucesso existe sem aquela pitadinha de pressão? Será que algum dia a pressão realmente acaba? Sinceramente penso que não, somos estimulados desde bem pequenos a ter sucesso, um atrás do outro. Quer ver… pense bem, quando fazemos “festinha” para as crianças quando fazem algo novo, quando dá alguns passos mesmo que vacilantes, quando começam a andar de ‘bike’ sem cair ou quando tiram as rodinhas da primeira bicicleta, sempre somos estimulados, e aplaudidos nas conquistas, então aprendemos a querer mais.
Notas da escola - são boas, nos dão parabéns, junto com certa pressão para que no próximo boletim sejam ainda melhores, em todas as áreas, fez nível um, já perguntam quando seguirá para o “dois”. Hoje em dia até os Vídeos Games cobram imediatamente para que faça mais pontos, vá para outro jogo com maior dificuldade, sempre com um novo desafio o que quer dizer… pressão
Só que precisamos pensar quando esta pressão começa a ser nossa. Nós mesmos passamos a querer mais e mais. Imagine o quanto um atleta, de qualquer modalidade esportiva que pratique, desde muito pequeno. Os aplausos de seu sucesso vão se tornando parte de cada treino, de cada segundo a menos na tabela de pontuação para ultrapassar os próprios recordes.
Quando as Olimpíadas no Japão acabaram, a maioria dos vencedores tinham algo em comum. Subir mais um degrau no podium ou pelo menos manter-se no que conquistou. O certo é que a pressão de dentro ou de fora nunca acaba, natural é ser campeão, um vencedor, não nos preparam para não termos sucesso. Mesmo crescidos ninguém quer pensar em fracassar, perder, com isso o perigo é deixar de ver uma questão primordial nem tudo na vida dá certo, sem muitas tentativas e claro muitos erros.
Hoje com frequência as competições infantis outorgam medalhas para todos os participantes, não importando perder ou ganhar. Talvez isso dê a falsa ideia que não é preciso esforço algum para receber prêmios ou melhorar a performance.
Recomendados pelo LinkedIn
Por outro lado não ajudam em nada o crescimento emocional, crianças precisam aprender a lidar com o que não dá certo, com os erros, e, em ficar fora do “podium”. Às vezes ganhamos, outras não. Isso nos diz que precisamos de mais dedicação, treino, mais paciência e persistência, resiliência e sem dúvida superação.
A pressão nunca acabará, cada ‘nova’ ideia desencadeia uma torrente de ações para chegarmos ao ‘podium’ não importa qual, sempre iremos querer vencer, por isso lidar com a pressão externa e interna são coisas difíceis, e não sobra energia nem por um instante para o não dar certo, incluir a possibilidade do fracasso pode nos fortalecer, perder não pode ser o fim do mundo. Pode mostrar mais claramente a necessidade de maior tempo, treino e dedicação.
Precisamos nos preparar melhor para as coisas que não dão certo na vida, para não deixarmos de lado o que realmente importa que é viver melhor entre o dar certo e precisar tentar mais um pouco.
Todo ano que começa colocamos esperanças e desejos de que tudo seja melhor que no ano que passou. Então não esquecer que pressão e sucesso sempre andaram juntos, e para o sucesso dar certo, aliviar a pressão pode ser de ser um bom começo deixar o controle de lado um pouquinho e deixarmos a vida simplesmente seguir melhores dias com certeza acontecerão.
Faça bons planos e não deixe que a pressão interna ou externa esmaga-los faça acontecer devagar e sempre durante todo este novo ano, olhe sempre para tudo que já realizou e perceba o quanto é capaz para chegar a realizar o que quer que você tenha planejado.
DCM Senior Analyst
2 aAmei o artigo! Eu acho que o difícil é administrar a necessidade de "vencer" que todos temos.... o ideal é sempre fazermos constantemente pequenos planos pra nós mesmos nos aplaudirmos ao longo da vida....