Sucesso no mobile-commerce: o que vem depois do responsivo.

Sucesso no mobile-commerce: o que vem depois do responsivo.

Dispositivos móveis, como tablets e smartphones, representam mais de um terço de todas as compras realizadas no e-commerce brasileiro (E-bit|Nielsen Webshoppers ed. 38), número que vem crescendo cerca de 30% ao ano. Se considerarmos o volume de acessos às lojas, ou seja, o volume de pessoas navegando, a fatia cresce pra mais de 60%.

Por que tantos acessos e pouca conversão? Experiência.

Dentre os problemas mais comuns que dispersam a atenção dos consumidores estão a má experiência com checkout e a baixa relevância do conteúdo apresentado - junte a isso também lojas mal preparadas para os dispositivos móveis.

Um outro aspecto importante é o comportamento dos usuários de dispositivos móveis, que tem na palma da mão um instrumento de comparação que permite tomar decisões rápidas, como a comparação de preços de dentro das lojas físicas.

Atualmente você já pode atuar nos dois cenários e otimizar sua conversão nesse tipo de tráfego.

Como uma loja se apresenta em dispositivos móveis?

O primeiro fator decisivo é ter uma loja preparada para dispositivos móveis.

Essa é uma decisão técnica que será embasada por definições estratégicas também, você vai considerar o investimento e o alcance desejado, mas o importante é que, do ponto de contato com seu consumidor, a base pra uma boa experiência seja entregue: ele precisa conseguir navegar e consumir seu conteúdo direito.

Seja um layout responsivo, aquele que se adapta aos diferentes tamanhos de tela, ou soluções mais avançadas com AMP, PWA e aplicativos offline, faça o básico.

Próximo passo: personalizando o conteúdo.

Entenda que a navegação em um telefone é completamente diferente da que acontece eu seu computador. Existem limitações de espaço, portanto relevância é ouro, e exitem os concorrentes indiretos, como notificações de outros aplicativos que desviarão o foco do cliente.

Tempo e acertividade são a chave para manter o engajamento desse usuário.

Uma operação capaz de entender esse visitante, seu dispositivo, e entregar o conteúdo relevante praquele momento, consegue tanto aproveitar essa atenção quanto engajar o usuário a partir de uma percepção de relevância. Essa operação consegue usar o pico de atenção que tem para gerar mais interesse.

A personalização pode acontecer de algumas formas:

  • Auxiliando o consumidor a manter seu fluxo de navegação com ofertas baseadas no seu histórico.
  • Exibindo apenas a mensagem relevante pro seu momento de compra.
  • Ativando gatilhos de benefícios que direcionem o usuário para o fechamento da compra.
  • Filtrando o conteúdo apresentado, removendo estímulos que gerem distração.
  • Convertendo esse usuário em um assinante do seu conteúdo.

E o que mais?

Você pode utilizar informações sobre o dispositivo do usuário para ajustar a entrega de conteúdo, otimizando ainda mais o caminho da conversão.

  • Usuários em dispositivos top de linha podem ter uma maior propensão a compra de produtos adicionais. Ofereça produtos relacionados durante o processo de decisão.
  • A marca e o modelo do dispositivo pode pautar a escolha das ofertas a serem apresentadas para consumidores. Pessoas em uma loja de acessórios podem receber ofertas direcionadas ao telefone sendo usado durante o acesso.
  • Dispositivos com conexão mais lenta podem ter sua experiência otimizada. Entregue versões mais leves e melhore a experiência geral com uma loja mais rápida para esse usuário.

A partir desses dados toda a loja que seu cliente vê pode ser modificada para melhorar sua experiência de compra.

Extra: atendimento.

Em um dispositivo móvel a concorrência pela atenção dos usuários é muito grande. Esteja pronto pra atender esses usuários em canais de atendimento que evitem o abandono da sua loja. De canais digitais a atendimento pessoal, passando pelo mundo dos chatbots, as soluções podem ser combinadas entregando o ponto de contato mais relevante para cada usuário.

Você não pode atender pessoalmente todas as pessoas da sua loja, mas é muito relevante poder falar com aquelas pessoas com uma alta probabilidade de compra. Ao mesmo tempo, uma solução de chatbot pode ser suficiente para resolver dúvidas de um grande volume dos seus visitantes.

Dados de momento de compra somados a informações sobre o dispositivo podem ser utilizados para escolher o melhor canal de atendimento a ser apresentado para cada usuário navegando em sua loja. Você otimiza os custos de atendimento e entrega a melhor experiência para cada pessoa.

O que é importante:

  • Garanta que sua loja esteja pronta para dispositivos móveis.
  • Personalize o conteúdo para cada visitante, conquiste sua atenção a partir da relevância.
  • Utilize as informações de dispositivo que você tem a seu favor.
  • Ofereça um canal de atendimento adequado para seu cliente.

Customizando a experiência do seu consumidor

Até agora você conseguia acessar informações sobre o dispositivo e perfil de navegação muito tempo depois do acesso do usuário. Tomar decisões sobre a experiência do usuário e transformar em ações dentro da sua loja em um tempo hábil era praticamente impossível.

Aqui na Beon criamos uma plataforma que analisa todas essa informações, toma decisões a partir das regras de negócio e experimentos que você define e entrega um conteúdo criado especialmente para cada usuário navegando dentro da sua loja.

A partir de agora customizar a experiência de compra de cada visitante da sua loja virtual é possível. Vamos fazer isso juntos?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos