67% dos consumidores brasileiros acessam sites de e-commerce utilizando smartphones

67% dos consumidores brasileiros acessam sites de e-commerce utilizando smartphones

Até pouco tempo atrás, quando alguém precisava comprar algum item, a única opção era se deslocar até uma loja física. Era comum ir de loja em loja até encontrar o que precisava.

O mundo foi evoluindo, o mercado se atualizando e de pouco em pouco as compras online começaram a fazer parte da vida dos consumidores. Dessa forma, antes de sair procurar nas lojas físicas, você poderia pegar seu computador e pesquisar online. 

Com o boom dos e-commerces impulsionado pela pandemia, essa realidade mudou ainda mais. Agora cada vez mais pessoas estão fazendo compras online não através de seus computadores, mas sim pelos seus smartphones. 

Esse hábito de consumo rápido e de qualquer lugar tem ganhado cada vez mais proporção para os brasileiros, o que exige que fiquemos atentos para acompanhar tal comportamento. 

Com cada vez mais brasileiros tendo acesso à internet através de dispositivos móveis, pesquisa da Conversion aponta que apenas 32% da população ainda faz uso de um desktop para visitar sites de compras online. Ou seja, quase 70% dos brasileiros acessam sites de ecommerces utilizando smartphones.

Ainda assim, apesar de os desktops representarem 32%, nos sites dos setores de Turismo e Importados, os acessos em PC’s e notebooks aumentaram 123% e 118% respectivamente.

Dentre os demais segmentos, a busca é mais favorável para os dispositivos móveis. Setores de artigos infantis e cosméticos lideram as visitas, com 85% e 83% respectivamente, dos acessos via mobile.

Vale ressaltar que, de acordo com estudos da empresa Semrush, desde 2018 existe uma crescente na diminuição de tempo gasto em sites, pois os usuários têm tido comportamentos de períodos de atenção cada vez mais curtos. Um site com um layout responsivo e otimizado para a navegação contribui para que o usuário se prenda no momento do acesso.

O mobile buying também foi uma das tendências que dispararam em crescimento durante 2021 de acordo com a pesquisa da Conversion. Em janeiro de 2021 os aplicativos representavam 33% das visitas aos sites de e-commerce, já no final do ano, esse número subiu para 41%.

Pensando na confiabilidade, a busca orgânica ainda é preferência nos resultados em que os brasileiros são adeptos, representando 25% da audiência dos e-commerces. Um nome ligado direto ao nicho é uma das táticas mais eficazes quando falamos sobre SEO. Confira algumas dicas sobre como escolher o nome do seu negócio acessando ESSE VÍDEO do canal do Ecommerce Puro.

Fonte: Consumidor Moderno, Semrush e Conversion .

Foto: Freepik.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ecommerce Puro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos