Sucesso para mim é não acomodar-se... manter-se sempre em MOVIMENTO!

#JuntosNessa

Quando recebi o convite para escrever um pouco da minha trajetória profissional, nunca havia antes refletido sobre o como ela foi de fato construída, nem me lembrava mais dos percalços e pedras que pisei e também aquela que “tomei na cabeça”, as vezes pedrinhas e outras enormes pedregulhos.

Após pensar um pouco sobre minha vida profissional, conclui o quanto ela é espetacular!!! Cada um deveria realizar esta autorreflexão sobre ter sucesso.

Gostaria de compartilhar minha história com foco em uma palavra que define os mais de 25 anos de experiência profissional: MOVIMENTO!

Lembro que aos meus 13 anos de idade, era um garoto como qualquer outro de um bairro classe média-baixa, estava sempre em MOVIMENTO, futebol, bicicleta, carrinho de “rolimã” e tantas outras brincadeiras da infância daquela época. Sempre fui muito curioso, gostava de entender como as coisas funcionavam, como eram construídas e esta minha curiosidade despertava a necessidade de sempre inovar e isso me levou a deixar a brincadeira de lado e ingressar no mercado de trabalho em uma marcenaria que havia no bairro... aquele foi o meu primeiro MOVIMENTO, nesta corrida já saia na frente. O sentimento por fazer algo útil era gratificante e daí para a frente não quis parar mais... busquei mais conhecimento: estudo profissionalizante, técnico, faculdade de engenharia, MBA... enfim, a roda não parou mais, sempre em MOVIMENTO!!!

Quando falo que gosto de inovar, falo sério, lembro que trabalhava como operador de máquina em uma empresa de usinagem mecânica pequena de bairro e nós tínhamos um cliente que sempre nos trazia rabisco de peças de manutenção de maquinas para produzirmos, isso mesmo, rabiscos, desenhos feitos com lápis e caneta em uma folha sulfite toda rasurada. Nesta época estudava por conta própria AutoCad (software para desenho assistido por computador) e comecei a transferir o rascunho para uma folha mais técnica... não deu outra, logo recebi o convite deste cliente para passar todos os seus desenhos para o modelo CAD (e receber por isso, é claro!), logo nasceu uma parceria que logo virou um negócio que se consolidou em 2001 (com 21 anos) a minha iniciativa de abrir um escritório de Projetos mecânicos. Realizei vários projetos de maquinas para este cliente e para os novos que busquei no mercado, pois, não fiquei só ali, me coloquei mais uma vez em MOVIMENTO. Após um periodo trabalhando por conta, percebi que algo me faltava tecnicamente, experiências maiores e decidi por buscar uma oportunidade na área técnica e ingressei em 2003 como processista e um empresa de médio porte no mercado de metalomecânica.

Em 2008 já com uma profissão na área técnica consolidada algo ainda me incomodava, queria fazer mais, as vezes por mim, as vezes por minha família, e as vezes pelas pessoas e daí decidi por um MOVIMENTO que mudou completamente a direção da minha carreira, que foi a de deixar o perfil técnico adquirido ao longos dos anos atuando como operador de maquinas, desenhista e processista que chegou através de um convite para assumir gestão da área de processos onde já trabalhava há 5 anos, um movimento antes nunca pensado por mim... mas, pensei comigo mesmo: “Não é esta a chave do sucesso?” Não se acomodar, sair da sua zona de conforto... pensei comigo: “E agora, recomeçar do zero? ” Sim, confesso que fiquei um pouco ansioso e preocupado pelo convite gerir o time de técnicos de processos... abracei a causa e arregacei as mangas, aquilo logo me deu um folego novo e descobri que este era o MOVIMENTO que buscava e assim logo busquei mais uma vez sair em MOVIMENTO agora para o desconhecido, gerir pessoas operacionais onde a minha parte técnica foi a menos exigida no começo. Aqui lembro de um fato interessante de 2010 quando fui impulsionado para assumir a Gestão da produção da unidade e que veio com uma frase impactante: “ É um caminho sem volta... se não der certo, é tchau! ” Aquilo ficou meio confuso naquele momento, mas, como o tempo só anda para a frente assumi o risco e aprendi a arte de gerir pessoas da forma mais difícil, sendo provado e as vezes reprovado, porém, sempre em MOVIMENTO.

Ao longo desta trajetória de gestão de pessoas descobri o encanto de encantar pessoas, não com formulas mirabolantes, nem métodos que se lê ou se aprende em algum curso de liderança ou coaching, e sim através da vontade de se MOVIMENTAR em direção das pessoas, tirar o melhor de cada um, dar seu máximo para extrair o máximo. Vários são os sentidos que necessários para liderar: ouvir, saber falar sim e não, ter empatia, ser parceiro, etc... e hoje com mais de 10 anos de experiência em pessoas, a minha maior motivação para continuar é que minhas ações podem causar profundos MOVIMENTOS na vida daqueles que trabalham comigo.

Por fim, concluo: ter SUCESSO, ser BEM-SUCEDIDO para mim hoje, é ver o MOVIMENTO que posso produzir nas pessoas que me cercam, para que elas também se sintam bem, façam bem e compartilhem o bem aos outros, este MOVIMENTO nunca acaba, é continuo e imutavel, e assim, posso dizer que o maior SUCESSO que posso alcançar é ver o quanto posso mudar a minha vida, a vida de outros, a vida da minha família através de uma simples escolha: a escolha de não ficar parado!!!

Aqui deixo uma pergunta a você: Você já se MOVIMENTOU hoje?


Luiz Godoy

Gerente de Processos | Produção | Qualidade | Planejamento | Supply Chain | ESG

6 a

Legal, me parece que foi um processo bem natural em?  Show de bola, abraços !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de André Gois M.

  • Quer ser melhor remunerado, então estude!

    Quer ser melhor remunerado, então estude!

    Muita gente ainda pensa que ser bem remunerado é uma condição onde a sorte está do nosso lado, de fato, existem sim os…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos