A Suficiência da Simplicidade  e a Simplicidade como Competência

A Suficiência da Simplicidade e a Simplicidade como Competência

"Complicar é fácil, simplificar é difícil". Muito curioso é que a palavra simples começa com "sim", talvez para que possamos lembrar que é muito melhor trazer consigo a filosofia da positividade, da compreensão e da receptividade às mudanças em qualquer área da vida. Mesmo com esta dica semântica, a simplicidade dá trabalho e precisa ser desenvolvida. E como desenvolver a simplicidade ? De fato podemos considera-la como competência ?

Seguindo as orientações daquele que tirou GE de uma grande burocracia e aplicou diversas inovações gerenciais, Jack Welch afirma que "líderes precisam de um clima de informalidade". Ele insistia em que as pessoas o chamassem de “Jack”, porque acreditava que isso as deixariam mais à vontade, e, portanto seriam mais honestas com ele, assim como ele procurava ser próximo das pessoas. Este pensamento de Jack traz o racional de quanto as pessoas não estão acostumadas a agir com simplicidade, o quanto as pessoas tem medo de se expor sendo o que realmente são, falando o que realmente pensam, sem medo de serem rotuladas ou cerceadas por terem ideias menos complexas, claras e livres de inutilidades. Porque ser simples não significa ter carência de algum atributo de um bom trabalhador, porque simplicidade é sinônimo de suficiência e um líder confiante e suficiente nos seus conhecimentos e competências utiliza a simplicidade na sua liderança para levar a equipe na direção de estratégias claras e na escolha das prioridades. Assim fez o ícone da liderança Jack Welch e com isso criou harmonia, unidade, coerência e resultados por onde passou.

A simplicidade tem se tornado uma virtude dos grandes profissionais e dos grandes gênios também. Einstein dizia que se você não consegue explicar algo de forma simples, significa que você não o entendeu suficientemente bem. Esse é um precioso conceito e acredito que a vida oferece muito mais possibilidades para nós encontrarmos a verdade e a realização quando buscamos experimentar a simplicidade.

Quanto as perguntas feitas no início deste texto, prefiro deixa-las para reflexão e estudo pessoal, pois, cada um deve achar em si mesmo a sua suficiência que o tornará simples e por ser simples não precisará propagar as suas competências, porque se observado, todos saberão identificar em sua simplicidade quais competências traz consigo e quão benéfico e bonito é simplificar ao invés de complicar o trabalho, a vida e/ou qualquer outra coisa que nos faça viver.

" A simplicidade é o mais alto grau da sofisticação" Leonardo da Vinci.

Caroline Carapiá Ribas Lisboa


Parabéns! Compartilhado... :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Caroline Saback Carapiá Ribas Lisboa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos