Sustentabilidade em pequenos negócios: O que é e dicas de como aplicar
Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as pequenas empresas são o setor que mais cresce no cenário mundial e que garantem o maior número de empregos, no Brasil cerca de 60% dos empregos são gerados por micro e pequenas empresas e por micro empreendedores individuais (MEIs).
A maioria dessas empresas é da área de serviços e um pouco menos são da área de manufaturados, essas atividades embora possa parecer que não, afetam os sistemas ecológicos e sociais.
É muito comum a ideia de que pequenos negócios causam pouco ou nenhum impacto ambiental onde estão implantados. Se pensarmos apenas em uma pequena empresa sozinha, realmente ela causa poucos impactos ao ambiente.
Porém, precisamos levar em consideração que existem cerca de 11 milhões de pequenos negócios no Brasil. Empresas que todos os dias utilizam recursos naturais, como água e energia, além de gerar resíduos que, na maioria das vezes não tem uma destinação ambientalmente adequada. Essas empresas também lidam com exigências legais, inovações da concorrência, consumidores conscientes (Que tem aumentado cada vez mais. Grande parte dos consumidores tendem procurar saber a procedência do produto que estão adquirindo). Corem também sério riscos de serem multadas e até mesmo de terem sua atividades paralisados, impactando negativamente o negócio.
Assim, mesmo em pequenos negócios é necessário estar atento às boas práticas ambientais. E é aí que entra a sustentabilidade.
Mas afinal... O que é sustentabilidade?
Você pode estar careca de saber, ou não... mas sustentabilidade é formada por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes que levem qualquer setor da sociedade a ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.
A prática da sustentabilidade visa garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que permite que a sociedade se desenvolva em todos os setores.
Agora que você já sabe o que é sustentabilidade, você precisa saber que ela não é privilégio das grandes empresas e negócios. Com pequenos gestos no dia a dia de trabalho, os pequenos negócios também podem contribuir para a melhoria ambiental e reduzir custos. A lógica é simples, ao reduzir o consumo de recursos naturais, os empreendimentos também economizam recursos financeiros.
Atitudes sustentáveis praticadas como princípios em empresas de todas as atividades econômicas, envolvendo todos os colaboradores, promovem o estabelecimento de uma produção e prestação de serviços responsáveis com o meio ambiente e as gerações futuras. Se for desenvolvido um novo olhar, um olhar sustentável, todos os dias surgem novas oportunidades de melhoria em todas as áreas da empresa.
“Tornar uma empresa mais sustentável significa construir um diferencial competitivo que reduz custos, melhora a relação com os clientes, fortalece a imagem dos negócios e deixa legados positivos para o planeta”. (Analista de Sustentabilidade do Sebrae Minas Julia Padovezi, em artigo publicado no InforMEI Vol.10)
Assim, como a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais destaque em todos os setores da economia. Para ser competitivo no mercado atual é preciso acompanhar esse movimento. E sempre lembrar que: Ser sustentável dá lucro.
#sersustentáveldálucro
Veja abaixo algumas DICAS simples de atitudes sustentáveis que podem ser adotadas em todo tipo de empreendimento:
ÁGUA
· Troque as antigas descargas com válvulas por descargas acoplados com caixa – aquela descarga que tem duas opções de acionamento;
· Faça a captação e o aproveitamento da água da chuva – existem alguns sistemas bem simples e baratos para fazer essa captação;
· Preserve as nascentes e matas ciliares - elas garantem a água para o seu negócio;
· Dê preferência a equipamentos que reduzam o consumo de água;
· Instale torneiras de baixo consumo de água.
ENERGIA
· Imprima somente o necessário;
· Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou melhor de Led;
· Use a internet e o telefone para reduzir o consumo de CO2 – aquela reunião presencial pode ser feita via Skype por exemplo;
· Economize energia desligando o monitor do computador – naquela hora você sai pra uma reunião rapidinho, vai resolver algo na rua ou no seu horário de almoço;
· Use de maneira eficiente o ar condicionado – com certeza ele não precisa ficar ligado o dia todo;
· Não deixe aparelhos eletroeletrônicos em standy by;
· Desligue equipamentos e aparelhos da tomada;
· Mantenha as lâmpadas ligadas apenas quando necessário.
RESÍDUOS SÓLIDOS
· Destine corretamente os resíduos sólidos de sua empresa;
· Faça parceria com cooperativas de recicladores e doe seus resíduos recicláveis;
· Diminua o uso de descartáveis – adote uma caneca para aquele cafezinho e uma garrafinha para a água;
· Não descarte pilhas e baterias em lixo comum;
· Reaproveite os papéis das embalagens enviadas pelo correio;
· Use pilhas recarregáveis - elas podem ser mais caras a curto prazo, mas a longo prazo você verá a diferença.
Viu? Com atitudes simples, você preserva o meio ambiente e ainda reduz os custos do seu empreendimento.
Autor: Patrícia Dias - Engenheira Ambiental
Fonte: Centro Sebrae de Sustentabilidade