Sustentabilidade Empresarial em Destaque

Sustentabilidade Empresarial em Destaque

Recentemente tive a oportunidade de conhecer o trabalho do Juntos e gostaria de compartilhar com vocês! O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é o nome de um projeto iniciado em 2012. Promovido pela Comunitas, congrega lideranças empresariais que se uniram para potencializar o seu envolvimento social, por meio de ações voltadas para a melhoria da gestão pública no Brasil.

Integram o Juntos representantes das maiores empresas do Brasil, como: Pedro Paulo Diniz, Ricardo Villela Marinho, Jorge Gerdau, Rubens Ometto, Patricia Loyola, José Roberto Marinho, Wilson Ferreira Jr, José Ermírio de Moraes Neto e Joyce Toyota.

O trabalho do Juntos está concentrado nas prefeituras, que são o órgão de governo mais próximo da população, que pode oferecer benefícios mais rapidamente e com resultados mais fáceis de mensurar. O principal objetivo é ajudar o município a atingir o equilíbrio fiscal por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras.

O projeto hoje atua em 12 municípios de seis estados: Campinas (SP), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Curitiba (PR), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP). Campinas foi o primeiro município a fechar a parceria em 2013 e já apresentou resultados. Pela primeira vez em 20 anos o município conseguiu sair do vermelho. A principal ação foi a simplificação do processo de liberação de alvarás.

Cada município, integrante do projeto, passa por uma avaliação, realizada por uma consultoria, que identifica as reais necessidades e ajuda na elaboração e implementação das propostas. Cada cidade possui um “empresário” padrinho que acompanha os trabalhos de perto.

O Brasil possui cerca de 5,5 mil municípios, e como é inviável a atuação em todos, o projeto prevê que as experiências e casos de sucesso possam ser replicados em localidades diferentes. Outro ponto fundamental é fazer com que, naqueles projetos mais maduros, os empresários locais e a população participem ativamente da gestão pública, como forma de perenizar os ganhos obtidos.

Num período de tantas incertezas, onde as boas notícias são tão raras, iniciativas como esta com certeza fazem a diferença. A aproximação do setor privado e do setor público, quando feita de forma séria e responsável, só vem a agregar. Quem dera pudéssemos replicar as experiências desse projeto em grande escala e, dessa forma, alavancar a gestão pública, proporcionando resultados mais efetivos para a população.

Ver: www.shoffmann.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Silvana Hoffmann

  • Certificação

    Certificação

    Gostaria de compartilhar minha nova certificação em Gestão de Ativos pela ABRAMAN

    3 comentários
  • Cultura Organizacional

    Cultura Organizacional

    Esse é um tema extremamente relevante para o sucesso das organizações e que nem sempre recebe a devida importância!…

  • MEG - 21a. Edição

    MEG - 21a. Edição

    No último dia 18 a Fundação Nacional da Qualidade lançou o Guia de Referência da Gestão para Excelência, documento que…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos