SXSW 2021 \ Dia 2: Um Novo Papel para a Criatividade
O segundo dia do SXSW Online foi das artes e do entretenimento. Não só pelo destaque das atrações nos festivais de cinema e música, como também pelas brilhantes participações de atores, músicos e comediantes nas sessões temáticas. Não à toa, o keynote speaker do dia foi o premiado músico, autor e ativista Willie Nelson. Os debates mais importantes para os mercados de publicidade, marketing e inovação continuaram nas trilhas 'A New Urgency' e 'The Rebirth of Business'. O novo papel da criatividade, o arte ativismo e a liderança conectando saúde, pessoas e negócios foram alguns dos destaques do dia.
Um Novo Papel Para a Criatividade
'Criatividade é a nova produtividade'. A expressão fez parte do painel "Creating Through a Crisis", que debateu as diversas formas como a pandemia transformou o papel da criatividade. O debate explora o fato de que "as pessoas abraçaram a criatividade, especialmente a criatividade digital, como uma forma de se conectar e colaborar em nosso novo mundo estranho" e que isso deve expandir os horizontes e também as responsabilidades de criativos e marcas na realização do discurso de mudança para o mundo pós-pandêmico. A revolução criativa também foi tema do painel "Creativity that Leads to Change", que reuniu C-level de grandes empresas para investigar os possíveis próximos passos para o trabalho criativo que gerou conversas, criou empatia e impulsionou a mudança durante a pandemia.
Arte Ativista
Artistas e celebridades estiveram mais uma vez à frente do discurso ativista e foram representados por grandes nomes como o do cineasta James Cameron, que comentou a estreia de seu documentário "Secrets of the Whales" com enfoque na relação dos grandes mamíferos com os desafios do aquecimento global, e o time de notícias do "The Daily Show with Trevor Noah", que contou como a equipe lidava com questões políticas, raciais e sociais enquanto usava a comédia como arma na crítica ao governo Donald Trump. Mais do que audiência, a construção de um lugar de fala e, principalmente, o poder da narrativa têm sido apontados como elementos chave para a mobilização social e política.
Liderança: Saúde, Pessoas e Negócios
As mudanças radicais na forma como trabalhamos e interagimos no trabalho atingiu não só os resultados financeiros como a própria cultura das empresas. A sessão "Leading Safely + Motivating Empathetically" sublinhou que se por um lado a tecnologia ajudou a manter o trabalho em equipe, por outro, ela desafiou radicalmente o papel da liderança a criar novas formas de se conectar, respondendo de forma dinâmica às mudanças de cenário enquanto garante a segurança física e emocional, o bem-estar e o engajamento de seus funcionários.
Também é papel da liderança repensar as relações com clientes e com o mundo exterior. O painel "Pivot to Growth: The Business of Experience" apresentou uma pesquisa em que 77% dos CEOs dizem que sua empresa mudará fundamentalmente a maneira como se relaciona com seus clientes, e alertou que não se trata apenas de uma questão de Customer Experience: "é hora de reimaginar os negócios por meio do impacto das experiências nos clientes, funcionários e no mundo.
O tema saúde, pessoas e negócios esteve presente em todo o evento - como era de se esperar - tanto nas sessões que abordaram objetivamente a corrida pela vacina contra o covid-19, como em "Immunize: COVID 19 and the Race for a Vaccine", como em diálogos colaterais, a exemplo do bate-papo entre a atriz e escritora, Alexi Pappas, e o ator e cineasta premiado, Bill Hader, que discutiu a autocobrança e a busca pelo equilíbrio em aspectos criativos, profissionais e pessoais, o que segundo eles exigiu a ajuda de mentores.
IA para otimização de cultivos em escala
Sem grandes holofotes, os pitches de inovação costumam ficar fora do radar dos visitantes no SXSW, mas trazem soluções aplicadas e prontas para escalar. O clima de paixão e entusiasmo dos empreendedores é cativante e as inovações parecem bastante promissoras. Neste segundo dia de evento, uma das apresentações foi da Bloomfield Robotics, que usa câmeras móveis para coletar imagens e inspecionar cultivos em escala. Em uma vinícola, a solução é capaz de inspecionar mais de 15 mil vinhas por dia e utiliza inteligência artificial para identificar , analisar e georeferenciar cada vinha, cacho ou mesmo unidade de uva. A inspeção inteligente amplia o rendimento em 70 garrafas de vinho por acre e ganha relevância no contexto do acelerado crescimento populacional, em que a otimização de cultivos pode ser decisiva tanto na produção quanto na distribuição de alimentos.
--
Gostou desses temas? A programação do SXSW é super intensa e variada, por isso, vale muito a pena acompanhar a ótica de outros profissionais do mercado sobre tudo o que está rolando, e o melhor lugar pra isso é a seção especial do evento no Meio & Mensagem. Deixe seu comentário, compartilhe o que você está achando do evento ou me chame para uma conversa.