A tão esperada promoção chegou, e agora?
Pode ser um cargo de liderança mais estratégico do que o anterior, o seu primeiro cargo de gestão ou ainda uma nova oportunidade em outra empresa, em qualquer uma dessas situações, o desafio é o mesmo. Por onde começar?
Durante a minha trajetória eu já vivi, já assisti e ainda assisto muitos líderes perdidos ao chegar nessa etapa.
A verdade é que quando não temos um plano e não sabemos que direção tomar, o nosso cérebro sempre irá procurar pelo que requer menos esforço, aquilo que ele já conhece e é previsível. Por isso, se desligar do cargo anterior é tão difícil.
Mas é aí que os problemas começam... a pessoa que assumiu meu lugar ainda não está pronta, o trabalho vai atrasar, cliente prefere ser atendido por mim, o relatório saiu errado, a entrega não está igual eu fazia, ninguém vai conseguir fazer...e por aí vai.
Tudo vira motivo para que você tenha uma boa desculpa para mergulhar no operacional do que fazia antes.
Obviamente que todos esses motivos são preocupações legítimas e que precisam ser consideradas. Mas até quando?
Quando isso dura um ou dois meses é natural, mas quando ultrapassa o terceiro ou quarto mês e você ainda não consegue assumir sua nova posição, novos problemas aparecem.
Quem assumiu sua posição realmente não consegue ocupar a cadeira porque você não deixa, seu novo time começa a ficar frustrado, pois tinha expectativas com a sua chegada. Sua liderança começa a cobrar as novas entregas que obviamente não saem e você não se senta oficialmente em nenhuma das duas cadeiras.
É hora de assumir o controle! Você precisa considerar que as vezes as pessoas escolhem outro caminho para chegar ao mesmo destino, confie, deixe o time trabalhar e foque na sua nova posição.
Compartilho 05 etapas que podem te ajudar a ter mais clareza e assertividade na hora de assumir uma nova posição ou área:
Etapa 1 | Alinhamento de expectativas com a liderança
Você alcançou sua promoção ou conquistou essa vaga pela sua competência e qualidade na execução do trabalho anterior. Mas agora precisa entender exatamente o que é esperado para que possa cumprir o seu papel de forma assertiva.
Tenha uma conversa franca com a sua liderança. Lembre-se que nem todos os gestores conseguem se expressar proativamente e te procurar, então, se for necessário, tome a iniciativa. Questione o que ele espera da área, o que espera da sua posição, como sua área precisa contribuir com a estratégia da empresa, e questione se ele já vê algum comportamento ou competência que ele entenda que precisa ser trabalhada.
Essas informações são essenciais inclusive para guiá-lo para a próxima etapa.
Etapa 2 | Alinhamento de expectativas com o time
É muito importante que você também tenha uma conversa franca com o time, confirme se o objetivo da área está claro, qual é a sua missão, o que eles podem esperar de você, o que você espera deles, mesmo que já conheça as pessoas com quem está trabalhando, tenha essa conversa.
Recomendados pelo LinkedIn
Lembre-se de que agora a sua posição é outra e esse alinhamento é essencial.
Nesse momento é muito importante escutar. Pergunte o que eles precisam, o que sentem falta, quais são as dores. Escute e anote o que achar necessário, deixe que falem, você está colhendo informações, não é o momento para responder, justificar ou prometer, apenas entenda todos os pontos levantados.
Etapa 3 | Alinhamento de expectativas com os clientes externos ou internos
Caso sua área seja de backoffice, procure os seus pares, caso seja uma área de atendimento, procure o seu cliente.
Questione o que eles entendem que são pontos fortes da área, o que eles entendem que são oportunidades e como eles entendem que você pode ajudá-los.
Novamente, só escute. Não é hora de justificar ou prometer nada, apenas de entender todos os pontos levantados.
Etapa 4 | Levantamento dos principais indicadores da área (se houver)
Mesmo que os indicadores sejam manuais, não deixe de levantá-los.
Com os dados em mãos, analise os últimos 12 meses, procure tendências. Veja se os números e resultados batem com o que levantou nas conversas realizadas.
Etapa 5 | Crie um planejamento:
Após tudo isso, você terá muito mais clareza de por onde começar, onde estão as dores, com o que deve se preocupar e concentrar a sua energia.
Coloque tudo no papel e monte o seu planejamento.
Tendo um planejamento em mãos você sentirá muito mais segurança para seguir em frente assumindo sua nova posição.
Boa Sorte nessa nova etapa e conte comigo!