Técnica Smart Brevity em Analytics

Técnica Smart Brevity em Analytics

Introdução

Smart Brevity é uma técnica criada por três jornalistas americanos (Jim VanderHei, Mike Allen e Roy Schwartz) que visa comunicar algo de forma objetiva e interessante, utilizando poucas palavras. Seu objetivo surge a partir da necessidade captar a atenção das pessoas em um mundo cada vez mais imediatista devido à rápida expansão digital.

Resumo da Técnica

Embora a concepção desse método tenha sido no ambiente jornalístico, a aplicação é possível em qualquer situação que demanda comunicação. Abaixo, um resumo de como ela funciona em 04 pilares (com exemplo antes x depois):

1) Provocação

Selecionar em torno de seis palavras fortes para capturar a atenção.

elaborado pelo autor

2) Frase Forte (Lide)

Chamar a atenção para algo que a pessoa gostaria ou deveria saber.

elaborado pelo autor

3) Contexto

Demonstrar por que o assunto é importante, de forma curta, mas não rasa.

elaborado pelo autor

4) Saber Mais

Dar a opção de saber mais, caso haja interesse.

elaborado pelo autor

O cenário "antes" utiliza muitas palavras fracas, que podem facilmente ser removidas, gerando menos texto. Além disso, veja que há um excesso de explicações e situações já sabidas, que podem gerar desinteresse no leitor (temos discutido, queda da receita, foi pedido que, mergulhamos no assunto...). No caso do "depois", fica muito mais enxuto, exigindo pouco esforço de leitura e compreensão de quem lê - além de deixar em aberto se vale ler o "saber mais" ou parar no "contexto".

Aplicações em Analytics

O exemplo acima já demonstra uma aplicação comum em analytics (reportar a conclusão de um estudo). Vejamos mais duas aplicações:

1. Gráfico

Elaborar um gráfico requer muitos cuidados para não "gerar mais de um entendimento", e o smart brevity pode auxiliar muito neste sentido. Só um parêntese aqui (antes que a turma do analytics me julgue): existe uma ampla literatura sobre storytelling para esta finalidade, mas vejo que a técnica da brevidade é um complemento de peso. Inclusive, a aplicação demonstrada abaixo é uma mescla de storytelling com smart brevity:

elaborado pelo autor

  • Perceba que o título do gráfico tem 7 palavras e chama a leitura de forma "provocativa"
  • Também foram utilizados recursos como emojis. Aqui, vale a máxima de que "uma imagem vale mais que mil palavras"
  • A mensagem abaixo do título é o "lide", já chamando a atenção das tendências (pré-análise do gráfico antes de vê-lo)
  • O contexto está explicado em "por que isso é importante", sintetizado em duas linhas
  • Caso o leitor queira saber mais, foram deixados dois tópicos no final do gráfico

2. Dicionário de Dados

Para quem nunca ouviu falar sobre dicionário de dados: trata-se de uma boa prática ao desenvolver um trabalho de analytics, dando significado para os dados e métricas disponíveis. Vai ficar mais claro com o exemplo usando a técnica da brevidade:

elaborado pelo autor

  • O título foi bem intuitivo, despertando curiosidade e interesse
  • O lide endossa que se ler o dicionário será fácil ler o dashboard
  • o campo foi nomeado de forma intuitiva e vem acompanhado da descrição (que seria o contexto), sendo a descrição bem objetiva
  • o "para saber mais" é opcional, mas complementa a aplicação do campo no dashboard

Conclusão

A técnica Smart Brevity uma poderosa técnica de comunicação enxuta que se baseia em 04 pilares: provocação, frase forte (lide), contexto e saber mais. Foi concebida no meio jornalístico, mas sua aplicação se expande para além deste meio, podendo, inclusive, ser utilizada em analytics. Nos exemplos apresentados, percebe-se que torna a informação mais objetiva (diminuindo a chance de desinteresse) e dá a oportunidade do leitor de escolher até onde quer ir, ganhando tempo sem perder o entendimento geral. Em um cenário cada vez mais imediato, o método cai como uma luva.

Para Saber Mais

Recomendo a leitura do livro, que foi inspiração para esse artigo e contém todo o detalhe da técnica, inclusive com exemplos para além do campo de analytics!

VANDEHEI, Jim; ALLEN, Mike; SCHWARTZ, Roy. Brevidade inteligente: o poder de dizer muito com poucas palavras. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2023.


Marcel Alves

Coordenador de análise automóvel, Salvados e Sindicância na Youse Seguros | MBA em Gestão Estratégica de Processos

6 m

Muito útil para o nosso dia a dia .

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Danielle Bruna Maximino

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos