“Tô na Graduação! Posso pesquisar?”
Mas é claro que siiim, manx! A pesquisa de forma articulada, programada, metodológica começa na faculdade! A partir das disciplinas de técnicas e métodos de pesquisa que começamos a sistematizar nossa curiosidade. Infelizmente, a carga horária dessas disciplinas não nos dá o suporte necessário para sermos pesquisadores efetivos, mas já nos dão uma direção para qual caminho temos de trilhar.
Normalmente as disciplinas de metodologia da pesquisa são introdutórias nas Instituições Acadêmicas e muitos de nós só vamos nos lembrar dela quando sofrermos com a ABNT nos trabalhos ou no famigerado TCC. Aí você me pergunta: “Mas eu só desenvolver pesquisa dentro das disciplinas de metodologia ou lá no TCC?”
A resposta é: não. Você pode começar a desenvolver pesquisas através dos grupos de Iniciação Científica nas Faculdades! O Programa de Iniciação Científica consiste em grupos de pesquisas financiados por alguma agência de fomento (CAPES/CNPQ, FAPESB), por fundações particulares (indústrias farmacêuticas, multinacionais em tecnologia) ou até mesmo pelas Faculdades. Se principal intuito é desenvolver pesquisa dentro da graduação e logicamente, forme bons pesquisadores na área.
A IC, como todo mundo carinhosamente a apelida, sempre tem professores que coordenam os grupos e os membros dos grupos são selecionados através da abertura de processo seletivo. Para pesquisar na Iniciação Científica, os graduandos selecionados recebem uma bolsa para auxiliá-lo no desenvolvimento. Em outros casos, o aluno pode ser pesquisador voluntário, sem receber algum provento daquela atividade.
A partir das atividades desempenhadas na Iniciação Científica, a teoria que aprendemos nas disciplinas de Metodologia se torna real e prática. Além disso, participar de grupos de IC nos direciona para o que de fato queremos pesquisar. Foi da pesquisa desenvolvida durante a graduação como voluntária que saiu meu TCC, por exemplo. Apesar de hoje trabalhar com outra temática, participar de grupos iniciação científica me permitiu aprimorar minhas técnicas de análise e me deixar pronta para as pesquisas que viriam. No meu contexto, a pesquisa não era fácil, pois me formei em faculdade particular que estava em seus primeiros anos. O desenvolvimento de pesquisa era tímido ainda. Mesmo assim, consegui bons frutos durante o tempo que pesquisei.
Se interessou em pesquisar na faculdade? Fique de olho nos editais de seleção para grupos de pesquisa através dos sites! Caso não saiba se há desenvolvimento de IC em sua Instituição, faça uma pesquisa, procure o coordenador do seu colegiado ou de extensão e pesquisa! Tire todas as suas dúvidas e se jogue!!