Talento? Sim, eu poderia dar mais!

Talento? Sim, eu poderia dar mais!

Sempre quis ser professora, desde os meus 4 anos de idade. A verdade é que a vida de professor não é fácil e acabei por escolher outro caminho. Mas, nada acontece por acaso (tantas vezes que eu digo isto) e eu não faço nada por acaso, permitam-me a redundância. Após estes anos todos e já depois dos 30, dou por mim a percorrer um caminho que me traz tanta coisa boa e que me transporta até à minha infância: ser professora, ser formadora, ser transmissora de conhecimento! Sou tão feliz assim...

Este caminho era inevitável, e depois de realizar muita pesquisa sobre as ferramentas Lean e a forma de transmitir este conhecimento aos outros, dou por mim a pensar nos desperdícios, palavra tantas e tantas vezes repetida. A verdade é que se fala sobre os 7, 8, 9 e/ou 10 desperdícios.

Mas existe um que para mim é sem dúvida um dos mais interessantes de analisar e que tantas empresas não dão valor: o talento! Adoro o significado de Talento: aptidão invulgar (natural ou adquirida), tudo aquilo que uma pessoa consegue desenvolver.

Sinónimo: Vocação!

Antónimo: Frustração!...

Quantos e quantos líderes e chefias conhecem os seus colaboradores como se fossem apenas um icebergue: só conhecem um bocadinho, aquele que é visível e está acima da água. A realidade é que todos nós somos pagos para realizar um determinado trabalho e não mais do que isso, no entanto, se realizássemos um questionário aos colaboradores, o que será que respondiam face à questão: "Sente que poderia dar mais à sua empresa?".

"De facto, as empresas perdem talentos de modo continuado, sendo que nós, as chefias, os líderes, passamos impunes a este desperdício, o mais caro de todos os desperdícios." - Isabel Viegas

E vocês, neste momento, com qual se identificam? Sinónimo ou Antónimo?

António Mata

Formação e Consultoria, Logística e Distribuição, Condução e Maneabilidade de Diversos Equipamentos Elevação de Cargas.

7 a

Sei que vou ser alvo de "chacota", estou a brincar mas mesmo alguma gente disse-me que eu devia seguir o sacerdócio, e esta em Vera não estavas nada á espera, isto para referir que no teu artigo querias seguir por outros caminhos e seguistes outros mas estás inteiramente Feliz na mesma, não existem certelas, certezas existem literalmente meias verdades no meio da nossa existência. Adorei o teu artigo És TU...Uma Maravilhoso Ser Humano.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos