Taxa de juros do consignado e do cartão de crédito é reduzida
A taxa do empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS sofrerá uma mudança, caindo para 1,80%, enquanto a taxa para o cartão de crédito estará a 2,70%. Sendo estes resultados do debate que foi realizado pelo Conselho de Previdência Social, buscando minimizar as consequências da pandemia do coronavírus.
Bruno Bianco, secretário especial de Previdência e Trabalho comentou:
“a projeção é que essas medidas injetem R$ 25 bilhões na economia. A população brasileira, especialmente a parcela mais vulnerável, precisará acessar crédito mais facilmente e com melhor taxa de juros”
Presentes na reunião estavam os dirigentes da Secretária de Previdência e Trabalho, do INSS, da Febraban, assim como representantes de bancos e sindicatos. Havendo um consenso sobre a ampliação do prazo máximo das operações de 72 para 84 meses.
A proposta feita pela Secretaria de Previdência e Trabalho inicialmente falava sobre abaixar para 1,80% para os consignados e 2,60% para o cartão de crédito, além de 84 meses de prazo máximo das operações. Porém a decisão final sobre a diferença estipulada para a taxa do cartão de crédito foi feita pensando na padronização do spread, ou seja, a diferença do valor do custo de dinheiro e do valor final que é repassado para os consumidores.
A última vez que um ajuste da taxa de juros do INSS foi feito, ocorreu em setembro de 2017 quando a taxa do empréstimo abaixou para 2,08% (antes 2,14%) e a do cartão de crédito para 3% (sendo 3,6% anteriormente)
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Bancos (ABBC) mostrou que 65% dos clientes do crédito consignado do INSS utilizam o empréstimo para o pagamento de dívidas caras, como nos casos de cheque especial. Os próximos 21% usam para exames e medicamentos.
A Resolução n° 1.338, de 17 de março, dispõe sobre os novos valores das taxas de juros tanto para o empréstimo consignado quanto para o cartão de crédito, além disso, também dispõe sobre a ampliação do prazo máximo das operações.