Taxa de Juros Estados Unidos: Impactos
O FOMC acabou de decidir sobre a manutenção da sua política monetária, a taxa de juros nos estados unidos se manterá entre a banda de 1,75-2%, mas de forma simples e objetiva, o que isso significa para a economia brasileira?
A taxa de juros é uma das principais ferramentas dentro da economia de um país, basicamente é o custo que você tem em pegar o dinheiro emprestado, no caso do Brasil, é como conhecemos a Taxa SELIC. Quanto maior a taxa de juros de um país, mais caro fica para pegar dinheiro emprestado, mas quando se tira de um lado da balança, o outro ganha mais peso, neste caso, os investimentos atrelados a taxa de juros ficam mais atrativos, o dinheiro sempre troca de mão.
Para as pessoas, taxas de juros altas significam que os empréstimos irão ficar caros, ou seja, o custo do dinheiro ficará mais caro, porém será melhor para investir, já que o dinheiro também será melhor remunerado. Já taxas de juros baixas incentivam as pessoas a consumirem, pois o custo do dinheiro será menor, eu pego dinheiro emprestado mais barato, utilizo da forma que quiser, e pago ele com taxas menores.
No caso das empresas é um pouco parecido, altas taxas de juros influenciam as empresas a pouparem e alocarem seu lucro em títulos públicos ou outros tipos de investimento, e taxas de juros baixas "forçam" as empresas a consumirem, neste caso elas tomariam o dinheiro emprestado, e começariam a investir, porém a investir em produção, maquinário, investimentos que visem aumentar a sua produtividade e eficiência.
Mas Victor, a manutenção da taxa ocorreu nos Estados Unidos, o que tenho a ver com isso?
Especificamente para você? Nada. Porém a economia brasileira sofre grande influência dela. A economia brasileira é altamente sensível à economia americana, grande parte dos investidores institucionais que operam em nossa bolsa são estrangeiros, sendo assim, eles possuem grande influência dentro do nosso mercado acionário. Vamos fazer um comparativo, qual país você considera mais seguro para investir? Brasil ou os Estados Unidos? O mercado mundial acredita que os Estados Unidos seja um dos mercados mais seguros do mundo, então o que acontece é o seguinte.
Taxa de juros é inversamente proporcional ao nível de investimento de um país, e como ela faz parte da economia, não existe um certo ou errado, um bom ou ruim, mas sim um ponto de equilíbrio, aonde se analisa várias variáveis e assim se decide uma taxa de juros de acordo com as intenções de cada governo. Se a taxa de juros nos Estados Unidos cresce, e este país possui uma maior segurança em relação ao Brasil, isso significa que a preferência para o investimento seja destinada para o mercado americano, e consequentemente o dinheiro saia de outros países para um novo caminho.
Como isso afeta o câmbio? Podemos explicar o efeito no câmbio com as premissas de Oferta e Demanda em relação ao preço. Quanto maior a oferta de um ativo, menor o seu preço, já que será "fácil" demais encontrá-lo, da mesma forma que se a oferta for precária, a demanda irá aumentar, e consequentemente o preço.
Mas se os outros países possuem uma taxa de juros maior que a dos estados unidos, porque investidores mudariam o seu dinheiro de lugar? Por conta do Risco X Retorno, por mais que um país apresente boas taxas de investimentos, pode ser que o risco a ser corrido para ganhar este dinheiro não valha a pena, assunto para uma análise gigantesca de taxa de juros, riscos, cupons e outros.
Victor Brito Domingues
Graduando em Ciências Econômicas pela PUC-Minas
Certificado CPA-20