Tecnologia impulsionando o RH

Tecnologia impulsionando o RH

Como a tecnologia tem um grande peso diante de qualquer processo, ela precisa ser bastante explorada. Hoje em dia não apenas quem trabalha em TI precisa entender de tecnologia, já que ela se tornou um conhecimento estratégico que todos devem possuir. Todas as áreas precisam se interessar por tecnologia, inclusive o RH.

A transformação digital impacta diariamente na maneira que as empresas atuam. Neste mundo que muda rapidamente e sempre cria oportunidades, o RH acaba recebendo a missão de garantir que a empresa tenha os colaboradores com as habilidades adequadas e que trabalhe em boas condições para aproveitar todos os benefícios que a era digital tem a oferecer.

O mundo está se digitalizando e o RH não pode ficar de fora dessa transformação. Big Data, People Analytics, Inteligência Artificial, E-learning... afinal, o que é ser digital? Todas as tecnologias servem para qualquer contexto ou qualquer área? 

Apesar de ser um assunto muito discutido, isso não é algo simples. Estudos recentes mostram que apesar da tecnologia ser pautada regularmente, não é tão explorada na prática pelas empresas. Isso acontece porque para ser uma empresa com viés tecnológico, não basta adquirir ferramentas e softwares de ponta, a tecnologia precisa atender as demandas específicas de cada organização.

É fato que esse assunto aquece debates e sempre dará margem para as empresas refletirem sobre suas necessidades e a melhor maneira de utilização. E sua empresa? Já entrou nessa era digital? Já explora todos os tipos de tecnologia?


Janaína Zavaski

Account Executive | Inside Sales | Marketing de Influência @Influency.me

4 a

Show de bola!

Rafael de Carvalho e Silva

Recursos Humanos | HRBP | Desenvolvimento Humano e Organizacional | Consultoria Interna RH | Gestão de Carreira

4 a

Muito interessante a provocação sobre o uso da inteligência artificial no RH. Entendo que apesar de ser "um caminho sem volta", temos que ter em mente alguns outros pontos como: definição do problema que a empresa deseja resolver, público atingido pela tecnologia, cultura da empresa, interface com outras soluções da empresa, custo, tempo de implantação, nível de customização, dentre outros. Adotar tecnologias somente para dizer que possui um sistema de ponta e no final utilizar somente 10% ou 20% da capacidade total da ferramenta não significa ser tech. Outro ponto é que a adoção da tecnologia deve buscar reduzir os tempos gastos com burocracias e atividades que não agregam valor ao RH. Portanto, vejo que além de "entender de TI", o profissional de RH vai ter que ser capaz de descrever a sua demanda e verificar quais das ferramentas disponíveis no mercado irão atender a demanda pretendida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jakeline Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos