Tecnologia + Informação = Estratégia

Tecnologia + Informação = Estratégia

Acredito que todos já sabemos, mas nunca é demais relembrar ou melhor, ver um assunto de outra forma, o quanto a TI é uma área cada vez mais estratégica para uma organização, independente do seu tamanho e ramo de atividade. As empresas estão tendo que cada vez mais trazer a TI para o nível estratégico. A cada dia que passa dados estão sendo gerados e sem uma direcionamento adequado desses dados as empresas ficaram sem informação, e isso ira prejudicar o conhecimento que deixará as empresas menos inteligente perdendo oportunidades e ficando sem inovação estratégica.

Mas como uma organização consegue estruturar o negócio para não perder os dados, informações, conhecimento e no final, não ser estratégico e mudar de seguidora para seguida?

O primeiro passo é a alta direção apoiar a transformação digital dentro da organização, essa passo é o mais importante de todos, os colaboradores precisam estar cientes de que o papel dele é importantíssimo para o bom desempenho da organização e que a transformação digital não irá fazer com que ele seja substituído e sim que eles será mais estratégico, eficiente nas suas rotinas diárias e que no final isso irá gerar novas demandas e novos aprendizados, um segundo passo também de suma importância é ter a TI como um parceiro estratégico, o Gestor de TI tem um papel fundamental nisso, que mais abaixo exploro um pouco o papel dele. A TI por um simples motivo é a área de negócio que facilitará essa mudança, ela é a base da pirâmide desta jornada ele tem os recurso tecnológicos que sustem a transformação. E por último o engajamento das áreas de negócio junto com a TI, para tomar as ações necessárias para achar o melhor caminho para inovação.

A função de um Gestor de TI é ter a visão das tecnologias emergentes no mercado que possibilita uma redução de custo, operacionalização, manutenção e complexidade geral da solução técnica e ter um viés técnico dentro das diversas divisões existente na área eg. (Desenvolvimento, Sistemas, Infraestrutura, Suporte, Segurança da Informação e Projetos), também a visão de processos, pois isso permite que a junção das tecnologia com os processos, uma otimização e automatização, que hoje em dia é fundamental e permitira a realização de tarefas mais ágeis o famoso "menos é mais". Também ter um alinhamento estratégico com a alta direção para apontar e garantir que a TI siga no caminho certo.

No final a transformação digital irá gerar um ciclo vicioso constante de inovação que beneficiara a todos da organização internamente e mais importante externamente, pois essa mudança será refletido nós clientes.

Marcos Peroza ∴

Founder at GBS & Thermight | Infra TI | Raspberry PI Corporativo

2 m

Obrigado por compartilhar!

Karine Camuci

Consultora de Recolocação | Coach de Carreiras | Desenvolvimento Profissional | Headhunter para Compras & Supply Chain | Speaker | Outplacement

4 a

As empresas que já enxergavam o TI como estratégico no business se destacaram neste momento que estamos vivendo. Parabéns pelas considerações Ivan.

Pedro Marques

Coordenador de Manutenção Industrial | Coordenador de Utilidades | Especialista em Utilidades | Especialista em Manutenção Industrial

4 a

Ivan, acredito que essa pausa criada pela pandemia acelerou o processo da transformação digital. Aprender mais rápido é a única vantagem competitiva sustentável. Obrigado por compartilhar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos