Tecnologias para melhorar o transporte

Tecnologias para melhorar o transporte

Seja dentro do carro, trem, metrô ou do ônibus, a maior parte da população brasileira sofre diariamente com a falta de planejamento urbano das cidades. Uma perda de tempo e qualidade de vida, tanto que fiz este artigo.

As dúvidas levantadas por vocês não foram sobre os pontos dos artigos e sim sobre tecnologia. Por isso hoje vou ressaltar a sua importância, principais problemas, desafios e soluções.

No Brasil, com a chegada de aplicativos com foco na mobilidade urbana, já temos alternativas para uma melhor experiência do usuário, pois as tecnologias serão fundamentais para dar os próximos passados para melhorar o trânsito - Os novos serviços de transporte, integração, pagamentos e recargas digitais, informação em tempo real e a personalização dos serviços serão a tônica do uso da tecnologia na mobilidade urbana sustentável.

Felizmente temos alguns bons exemplos: Somente o município de São Paulo, por exemplo, investiu mais de ﹩325 milhões na expansão e manutenção de ciclovias e ciclofaixas e, considerando o que outras poucas cidades implantaram, temos algumas tecnologias disponíveis para auxiliar os usuários no uso dos modais públicos.

Vejam também o case desta cidade cidade do Paraná, que derruba a tarifa de ônibus de R$ 4,25 para R$ 1,95 desde 2018 - Além da redução na tarifa, a prefeitura investe em benefícios aos passageiros como sinal de internet no ônibus, tarifa grátis aos domingos e a gratuidade para estudantes de instituições públicas do município.

Bilhete móvel

Uma das principais inovações é a bilhetagem eletrônica, ou seja, a compra e recarga de bilhetes móveis, principalmente se adotarem a integração entre os modos de transporte, como ônibus, metrô e trem.

Otimização de rota

Utilizar os dados agregados que vêm de tecnologia inteligente (GPS), além da bilhetagem móvel e dos registros dos aplicativos, pode ajudar as empresas e autoridades municipais de transporte a criar novas práticas mais eficientes enquanto aumentam a acessibilidade para os cidadãos. Esta comunicação pode até reduzir o tempo de resposta com problemas operacionais.

Notificar problemas aos passageiros

Em algumas cidades o aplicativo pode notificar os passageiros com antecedência (por ex: Problemas técnicos, acidentes, ruas interditadas), enviando alertas para seus celulares.

Uso multimodal

Ter um aplicativo que ofereça a opção de comprar e resgatar passagens de ônibus é uma coisa, mas ter um aplicativo que engloba pagamento e integração com metrô, trens, táxis, bicicletas e outros diversos serviços de transportes urbanos é a base da nova mobilidade.

Aumento no número de passageiros

Com um foco contínuo na sustentabilidade e na necessidade de tornar a cidade mais igualitária, a priorização do transporte público e dos serviços de transportes mais sustentáveis são a solução. Com um maior investimento em tecnologia, é possível qualificar a experiência da população em seus deslocamentos diários e portanto atrair mais usuários do carro privado para a utilização do transporte público. Além disso, a integração entre meios de transporte cria uma experiência porta a porta, fluida e conveniente.

Vocês teriam algum outro exemplo?

Quais seriam os próximos passos? Transporte público sob demanda? Veículos autônomos? Vamos pesquisa mais e falar em outro artigo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Dulcimar Antônio Padoan

Empreendedor Cultural de Vinhos e Derivados

2 a

👏👏👏

Alef Moreira Farias

Supervisor na Estapar | Administrador | MBA Gestão Comercial | MBA Marketing Digital

2 a

👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando Braz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos