Tem algo em comum nos 3 modelos mais vendidos de maio
Uma mudança importante vem acontecendo no mercado automotivo brasileiro desde o início da pandemia.
Já dizia George Orwell no best seller "A Revolução dos Bichos" ao citar o sétimo mandamento adulterado do animalismo:
Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros.
Seguindo a analogia do mercado de autos com o livro de Orwell, é como se cada carro fosse um animal da fazenda. Os hatchs seriam como as ovelhas, mais abundantes por lá. Os SUVs grandes e potentes, como o cavalo Sansão do livro.
E a crise trazida pela pandemia é como uma grande doença que atinge a fazenda, só que nem todos os bichos sofrem das mesmas coisas não é mesmo!?
Desde a chegada da crise e seus diversos impactos, é fato que todas as montadoras vem sofrendo, mas a verdade é que cada uma vem sofrendo de uma formas diferentes.
A GM a vários meses vê a hegemonia de anos do ONIX ser afetada ao ponto de perder uma liderança que a alguns meses atrás era considerada inalcançável pela concorrência por muitos. A parada de 2 meses na fábrica de Gravataí-RS que produz este modelo foi a consolidação da crise que a marca enfrenta, sem produzir o veículo mais vendido do pais no ultimo ano por muitas semanas, a marca americana viu seu garanhão se tornar mais um cavalo na corrida.
Na contrapartida, apesar de dificuldades produtivas do mercado, quem emplacou uma sequência forte na liderança é o mais novo gigante do mercado automotivo mundial. A STELLANTIS (marca gerada da fusão da antiga FCA com a antiga PSA) mostrou estar mais afiada neste momento de turbulência, não a toa fechou mais um mês no topo do ranking de automóveis e comerciais leves com sua principal marca no país, a FIAT.
Se olharmos pro acumulado no ano o grupo STELLANTIS hoje possui mais de 30% no mercado nacional, considerando suas principais marcas que são FIAT (21,42%), JEEP (7,13%), PEUGEOT (1,06%) e CITROEN (0,79%). Todas essas hoje pertencem ao mesmo grupo e somadas garantem uma liderança isolada no Brasil.
E o que há de comum no Top3 do mês de maio é justamente isso! Os três veículos mais vendidos do país são da FIAT. Destaque para o ARGO que fecha um mês no topo do ranking pela primeira vez.
A consolidação como preferência nacional neste momento segue se confirmando e o ranking de modelos mostra além destes, outros modelos da marca JEEP que também é do grupo. Uma mensagem forte pra concorrência de que sua estratégia vem sendo assertiva.
Abaixo o ranking de modelos do mês de maio (dados da FENABRAVE) por milhares de unidades vendidas:
- FIAT Argo 10,9 mil
- FIAT Strada 9,9 mil
- FIAT Mobi 7,4 mil
- JEEP Renegade 7,3 mil
- HYUNDAI HB20 7,2 mil
- HYUNDAI Creta 6,9 mil
- VOLKSWAGEN Gol 6,8 mil
- JEEP Compass 6,1 mil
- VOLKSWAGEN T-Cross 5,4 mil
- RENAULT Kwid 4,8 mil
Um maio dos sonhos para a marca de origem Italiana, é verdade! Isso tudo em um mês em que tivemos a melhor média de vendas diária do ano e no acumulado um crescimento com relação a abril.
Mas nunca se esqueça de uma premissa básica, o mercado brasileiro não é para amadores meu amigo e minha amiga leitor(a). Uma coisa é certa, nossa volatilidade acima da média global só nos permite prever uma coisa: Não tem nada garantido pro mês que vem!
Que venha junho e que traga crescimento pro mercado e toda sua cadeia!
CURTIU O CONTEÚDO?
CLICA AQUI EMBAIXO E ME SEGUE pra acompanhar mais sobre o mercado de autos e dicas sobre negócios e carreira.
Gerente de Compras e Logística na HD Hyundai Construction Brasil - #Manager #Procurement #SupplyChain #Purchasing
3 aMuito bom o artigo Fantine!
LinkedIn Top Voice | Gestão de Pessoas | Conselheira | Cultura Organizacional | Employer Branding | Atração e Seleção | Comunicação corporativa | Liderança | LX Designer | Speaker
3 a👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Uau, Fernando! Você é muito apaixonado por carros! Tudo que leio sobre carro, lembro logo de vc! Marca pessoal está rufando hein! Kkkkkk
Marketing Digital | Gestão de Tráfego Pago e Orgânico | Meta Ads | Google Ads
3 aGrata pelas informações!
Financeiro I Crédito I Cobrança I Contas a Pagar I Tesouraria
3 aExcelente artigo. Parabéns Fernando Fantine
Mentor, Treinador e Palestrante
3 aOnde ha hegemonia, na minha percepção, inicia o fim da competitividade. Sempre um risco a ser observado