Tem quem ainda não saiba o que é RH
Qualidade do produto e do serviço não se consegue ignorando as necessidades e interesses das pessoas que irão de fato executá-los e ter contato direto com o consumidor final.
Uma marca é também o que os colaboradores comentam sobre ela quando estão fora do ambiente de trabalho. Quem nunca acessou o Glassdoor para ver as avaliações que as empresas recebem? Eu já vi candidatos desistindo de processos seletivos por causa das avaliações que a empresa recebeu. Por mais que ninguém saiba se a avaliação é isenta, ela está lá fazendo estragos na marca para quem quiser ler.
Cuidar das percepções que o colaborador tem internamente é um dos motivos que fazem do departamento de Recursos Humanos (RH) tão importante para apoiar a lucratividade e diminuir prejuízos para as empresas. Há quem ainda não saiba que o RH está para além de contratação, folha de pagamento, benefícios, treinamento e desligamento, e há empresas que não chegaram nem a ter um RH estratégico e estão sofrendo para desenvolver um digital. O RH, ou como prefiro chamar, Gente e Gestão, é responsável por buscar os meios efetivos para incentivar as equipes, melhorar o clima da organização, cuidar para não perder gente importante.
Muitas ações simples podem ser feitas para construir a marca de sucesso onde colaboradores são verdadeiros embaixadores e se esforçam muito mais para encantar seus clientes. Simples como aumentar a frequência das reuniões individuais entre líder e liderados para falar de carreira e não de rotina. Simples como tomar café da manhã juntos presencialmente ou on line e botar o papo em dia. Será que alguém se arrisca a me contar aqui outras idéias simples para promover a felicidade no trabalho?