As temidas customizações no ERP
Olá, damas e cavalheiros que acompanham meu conteúdo aqui no LinkedIn. Como muitos de meus seguidores e clientes possuem grandes medos em relação às customizações de um ERP, optei por abordar este assunto no artigo de hoje.
O motivo de customizar um sistema de gestão ser um processo tão temido é por tudo que envolve essa ação: é caro, demorado e complexo demais. No entanto, por mais que seja trabalhoso, tem vezes que se torna inevitável.
Quando uma customização é necessária?
Investir em customizações para seu ERP é, geralmente, algo que ocorre quando o software que você utiliza não é completamente aderente à sua empresa.
Ou seja, quando os processos que você executa necessitam de uma funcionalidade que não existe no seu sistema - o que te obriga a partir para uma customização.
"Meu ERP era aderente, mas meu processo mudou. E agora?"
É comum também que o ERP tenha sido bastante útil e aderente no momento da aquisição, mas com o passar do tempo houve o surgimento de diferentes processos - ou até mesmo mudanças na forma como são executados.
Neste caso, é possível que seu ERP deixe de atender suas expectativas e que sua empresa necessite de uma customização para que tudo siga correndo bem.
Customizar é a única solução?
Se você precisa expandir a forma como controla seus processos, customizar pode não ser a única opção.
Diversas empresas optam por fazer esse controle de forma mais manual, utilizando planilhas, por exemplo. No entanto, esse processo pode não ser tão eficaz e ágil.
Ou seja, controlar paralelamente sua empresa pode ser uma enorme dor de cabeça.
A customização é boa, mas nem tanto!
Por mais que uma customização seja bem mais útil do que controlar paralelamente os seus processos, essa ainda é uma forma muito demorada e cara.
Além disso, sempre que seu software for atualizado, as customizações realizadas para sua empresa deverão ser refeitas. Resumindo: terá que recustomizar seu ERP.
Ao se tratar de ERP's tradicionais, que são extremamente monolíticos, uma simples alteração realizada para melhor adequação ao seu negócio pode se tornar um problema.
Isso se dá porque, mesmo que mínima, essa alteração implica em outras mudanças no fluxo do processo, criando um ciclo vicioso de problemas que irão afetar diretamente o desempenho de seu sistema e de sua gestão.
Esses problemas se tornam ainda maiores quando relacionados ao seu orçamento, que pode não estar preparado para as imprevisões de tantas customizações não antecipadas.
Qual a solução para lidar com novas necessidades?
A melhor forma de se preparar para as mudanças e para o crescimento de sua empresa é investir em um ERP que seja flexível e funcione por processos.
Assim, será possível adequar melhor o sistema à sua empresa, sem a necessidade de realizar customizações ou acompanhamento paralelo dos seus processos.
Caso queira entender melhor esse fluxo nos ERP's tradicionais e modernos, leia meu artigo ou confira o vídeo abaixo:
Para concluir o raciocínio do artigo de hoje, recomendo que ao pesquisar ERP's para incrementar no dia a dia de sua empresa, você fique atento ao modo que este software funciona.
Investir em um sistema flexível poderá te salvar de muita dor de cabeça com as customizações, melhorando seu desempenho sem exigir esforços gigantescos ou estudos e monitoramentos paralelos.
Quer entender mais sobre as customizações no seu ERP? Confira meu vídeo recente clicando abaixo.
Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação
3 aGerson Coelho