Temor pelo Zika eleva o alerta!
Já são 1248 casos suspeitos de microcefalia no país.
O maior número está concentrado em Pernambuco onde o governo já decretou estado de emergência. Trata-se de um avanço de proporções nunca vistas antes em nenhuma parte do mundo.
A microcefalia é uma condição patológica onde temos volume e peso encefálico do feto muito menor do que o normal. Existem várias causas de microcefalia, mas estas estão associadas à infecção das gestantes pelo vírus Zika.
O vírus é transmitido pelo mesmo mosquito (Aedes aegypti) da Dengue e da Chikunguya e assim, os cuidados devem ser os mesmos.
Gestantes devem fazer uso de repelentes e manter suas consultas de pré-natal rigorosamente em dia.
Talvez, ainda esta semana, seja assinada, na Cidade de São Paulo, uma regulamentação de Lei que permite a entrada de agentes de saúde em imóveis, mesmo sem autorização dos proprietários, para combater os criadouros.
O mosquito, como já dissemos em outra oportunidade, está mais “resistente”. Tem resistido mais às baixas temperaturas observadas durante as madrugadas e se fazendo presente quase que todos os meses do ano. Some-se a isto a previsão de termos um dos mais quentes verões da história nas últimas décadas.
Lembre-se: o mosquito tem hábitos diurnos e assim, o uso de mosquiteiros/cortinados somente à noite, é muito pouco efetivo.