Temos pouco tempo!
Temos pouco tempo; não desperdice mais. Nem ser jovem significa ter tempo de sobra. Nunca saberemos quando nosso tempo chegará ao fim. E isso faz com que cada momento vivido possa ser o nosso último, logo, precisa ser bem gasto. Com o que ou com quem temos gasto nosso tempo? Parece que o tempo está passando mais rápido, os dias escorrem pelos nossos dedos e o que mais se ouve nas conversas entre amigos é: “Não tenho tempo para isso... Minha vida está muito corrida!”.
Recentemente eu disse isso a um dos meus mentorandos: “Ninguém tem mais ou menos tempo que você, o dia tem 24h para todos, desde quando existe a Terra, o Sol, e o movimento rotacional. A diferença está nas suas preferências e prioridades. Em que você escolheu gastar seu tempo?”.
Você não tem menos tempo que ninguém. Mas o tempo é uma preciosidade com a qual muitos de nós não sabemos lidar. O tempo é como uma via ferroviária cujo trem não faz paradas, seguindo sempre em frente. Nós somos meros passageiros (por vezes desavisados) que veem o tempo passar sem ter o menor controle sobre isso.
O presente é para nós um tanto quanto confuso, visto que, de certa forma, não existe. O que era futuro, torna-se passado em um breve instante. Podemos olhar livremente para o passado, entretanto, ele é imutável, nunca poderemos alterar o que se passou. Os erros e acertos já ocorreram e o máximo que podemos (e devemos) fazer é aprender com eles.
Por outro lado, o futuro mostra-se extremamente nebuloso, não conseguimos prever o que vem a frente, mas somos os responsáveis pela sua construção. Este é um ponto importante: Construa o seu futuro!
Somos protagonistas de nossas vidas. Os próximos episódios dependem diretamente de nossas escolhas no presente. Você precisa escolher bem onde gastar o seu tempo. Essa escolha é só sua, então obviamente ninguém pode escolher por você.
Eu só te peço uma coisa, hoje, na reta final de mais um ano: Não perca mais tempo! Decida agir! Decida acelerar; decida realizar.