Temos um Coringa (Joker) entre nós... Quanto vale o seu voto?
Foto: Hermes Rivera - unsplash

Temos um Coringa (Joker) entre nós... Quanto vale o seu voto?

Estamos vivendo tempos estranhos, onde técnicas de comunicação são usadas não para esclarecer, mas para confundir. Em São Paulo, assistimos à destruição do espaço de comunicação dos debates, algo preocupante. A política, para muitos, já não tem a menor importância, mas transformar o debate ou o voto em piada soa, no mínimo, estranho.

Gosto muito do personagem Coringa (Joker), do Batman, pois sua lógica nos confunde. Ele é um louco, sim, mas, de alguma forma, somos atraídos por suas atitudes. Nos gibis e nos filmes, passamos a admirar seu comportamento, mesmo sem compreendê-lo completamente.

Seu voto pode parecer pequeno, mas sua atitude é poderosa. Ao transformar seu voto em um objeto de protesto ou em uma brincadeira, você desrespeita muitas pessoas que deram suas vidas para que tivéssemos o direito de votar.

Você é livre para tomar sua decisão, mas lembre-se: sua escolha pode nos condenar a quatro anos de desgoverno. Já acreditamos em um "caçador de marajás", que se escondeu atrás de uma retórica vazia e nada nos entregou. Sei que você pode estar cansado da política e desanimado com o comportamento de alguns candidatos, mas não jogue fora o seu voto.

Há 60 anos, os eleitores de São Paulo elegeram o Cacareco, um rinoceronte fêmea, para o cargo de vereador com 100 mil votos. O protesto foi divertido, mas também jogou fora 100 mil votos que poderiam ter sido usados para eleger alguém comprometido com a cidade. Seja responsável por suas ideias e entenda que sua atitude vale mais do que apenas um voto. Suas escolhas influenciam muitas pessoas ao seu redor.

São Paulo não precisa de um coach ou de mais um milionário para "salvar" a cidade. Precisamos de um gestor, de alguém que respeite o debate e as ideias dos outros. Brincar com questões como políticas de gênero ou inventar mentiras para atacar oponentes demonstra um desrespeito gritante.

O voto é seu, e você pode jogá-lo no lixo, se assim desejar. Mas desafio você a refletir se realmente vale a pena colocar uma piada no cargo de prefeito. Uma campanha da Folha de São Paulo já nos ensinou: “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade.”

A piada pode até ser engraçada, mas a realidade é que seu voto pode colocar um lunático no comando de São Paulo. O Coringa do Batman representa, em muitos aspectos, o que estamos vivendo. Transformar a política em um circo é esvaziar sua importância e necessidade. Ao aceitarmos isso, transformando o voto em uma piada, estamos dizendo que as eleições não têm valor.

São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, sofre com diversas contradições. Antes de descartar seu voto, pense nas pessoas que não têm as mesmas oportunidades que você. Elas precisam de um prefeito experiente, alguém que possa ser levado a sério. Precisamos de um gestor, não de um oportunista.

 Eu sei que você deve estar pensando: "Em quem votar, então? No menos pior?" Precisamos de um candidato com experiência na gestão pública. Precisamos de alguém  comprometido com as pessoas não com as redes sociais. Não estamos elegendo um simples representante, estamos colocando alguém como gestor da mais importante cidade do país.

Seu voto vale muito. Não deixe que o Coringa te enganar. Não deixe que a piada tome o lugar do prefeito.

Boa semana!

Ulisses Costa

Especialista em Estratégias e Serviços de Acesso ao Mercado Brasileiro e Latinoamericano de Saúde. Gestor experiente na liderança de times de alta performance em grandes empresas farmacêuticas.

2 m

A classe política aprendeu a se beneficiar do voto disperdiçado. Alterou as leis para que quando um personagem da mídia como o Tiririca fosse votado, elegesse muitos corruptos e oportunistas. Este sistema enviezado e pouco transparente pede ainda mais atenção na hora de escolher o candidato. Lembrando que a chave da democracia não está no direito de eleger, mas no de não eleger os que já descobrimos serem não qualificados.

Ivana Martins

Branding I B2B I B2C I CRM I E-commerce I Eventos I Estratégia I Growth I Marketing Digital I Inbound I PaaS

3 m

O pior de tudo é que geralmente quem joga fora seu voto desta forma, geralmente é o que mais reclama de tudo.

Fábio Farias

Special Particulars Marketing | Branding | Planejamento e Estratégia Comercial.

3 m

Na política, são sempre as mesmas caras, todos demagogos. Sendo assim, não posso julgar alguém com uma nova forma de propor um debate. Que o Brasil é uma Gotham City, todos sabemos. A única diferença é que aqui, não temos um Batman.

Ricardo Voltan

Empresário | Empreendedor 50+ | Conselheiro de Empresas | Investidor Anjo | Transição Corporativa | Alavancagem de Negócios | Guia de Transformação

3 m

concordo 100%

Victor Diogo

Relações Públicas | Social Media

3 m

Incrível a analogia do Joker com aquele lá, mas os debates políticos se tornaram um grande pão e circo desde 2017. As pessoas aplaudem insanidades.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Regi Andrade

  • Decidi que não quero ter tantas certezas...

    Decidi que não quero ter tantas certezas...

    Esta semana, uma tarefa me levou a explorar a diferença no processo de aprendizado entre jovens e adultos…

    8 comentários
  • Eu invisto em pessoas...

    Eu invisto em pessoas...

    Gostaria de falar sobre pessoas generosas, aquelas que cruzam nosso caminho e adicionam algo positivo às nossas vidas…

    4 comentários
  • Falta de tempo ou de prioridade...

    Falta de tempo ou de prioridade...

    Minha mãe sempre citava um ditado: “Se quiser que algo seja feito, peça a quem está ocupado.” Cresci com esse conceito,…

    6 comentários
  • O que estamos perdendo com a cultura do instantâneo?

    O que estamos perdendo com a cultura do instantâneo?

    Diz-se que a base da inovação e do desenvolvimento tecnológico é o desejo humano de reduzir o esforço, buscando…

    6 comentários
  • Você é a média das cinco pessoas com que passa mais tempo

    Você é a média das cinco pessoas com que passa mais tempo

    Quem são suas principais referências? Com quem você mais aprendeu este ano? Reserve alguns minutos durante a leitura e…

    4 comentários
  • Invista em pessoas, a generosidade transforma

    Invista em pessoas, a generosidade transforma

    Hoje, quero falar sobre pessoas generosas — aquelas que cruzam nosso caminho e acrescentam algo positivo às nossas…

    2 comentários
  • As pessoas ao Seu redor moldam seu sucesso

    As pessoas ao Seu redor moldam seu sucesso

    Quem são suas principais referências? Com quem você mais aprendeu este ano? Quem foram os colegas que mais…

    8 comentários
  • Rayssa Leal: A Construção de uma Personalidade do Skate

    Rayssa Leal: A Construção de uma Personalidade do Skate

    Gosto de olhar para atletas com ferramentas de branding, buscando entender, a partir de suas carreiras, entrevistas e…

    2 comentários
  • A matemática da solidão moderna

    A matemática da solidão moderna

    Recentemente, fui impactado por matérias e estudos que retratam que vivemos uma epidemia de solidão. Isso se evidenciou…

    10 comentários
  • Eu decidi ouvir mais, e você?

    Eu decidi ouvir mais, e você?

    Nos últimos anos, tenho me dedicado a aprimorar minha habilidade de ouvir. Não sou um bom ouvinte.

    7 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos