A TEMPESTADE PERFEITA DA INSENSATEZ!!
A TEMPESTADE PERFEITA DA INSENSATEZ!!
Como executivo com formação em engenharia, tenho o hábito de analisar as coisas de forma analítica e tomar minhas decisões lógicas baseados em dados matemáticos, estatísticos e porque não científicos.
Portanto, a última coisa que gosto são decisões tomadas na emoção, sem base científica como as que vimos agora no Brasil.
Estamos no meio de uma crise pandêmica e o custo de não fazermos nada é a vida de milhares de pessoas, de todas classes sociais.
Alguns dizem que a natureza está praticando uma Eugenia, matando idosos e portadores de comorbidades, mas acho que devemos é nos limitarmos ao combate desta pandemia sem externalizar qualquer tipo de filosofia barata e burra.
Portanto, o principal problema do mundo é o coronavírus e o agravante é que não temos nem vacina e nem remédios, comprovadamente eficientes para combatê-lo e isto faz com que coloquemos em risco toda a população, visto que nossos sistema de saúde, não foi calculado para o atendimento massivo de pessoas e aí vem a necessidade do “Isolamento Social”, como forma de achatamento da curva de propagação e dar tempo para reorganizarmos nosso sistema de saúde pública.
Sem o isolamento, faltaria leito para a população mais pobre no SUS e muitos iriam morrer por falta de atendimento.
Por tudo isto, o foco do governo deveria e deve ser, a reorganização do sistema de saúde se aproveitando do “Isolamento Social” em vez de ficar causando.
Como consequência desta decisão, que deveria ser de governo, haverá uma queda brutal da operação de empresas públicas e privadas e aí entra o Ministério da economia, que deveria dar suporte, para o povo e empresas, no tempo necessário para que o governo faça a reorganização do sistema público e gradativamente e com base em números, possamos afrouxar o isolamento.
Para isto ser verdade, o Ministro da Economia tem que ser efetivo e fazer com que a liquidez atinja todo o sistema e não fique empossados em bancos.
Sem este auxílio, o setor produtivo e povo, já vitimados pelos maiores spreads do mundo, simplesmente não sobreviveriam, causando uma depressão econômica.
Parece uma tarefa fácil, mas não é e precisa da determinação eu diria de uma curva ABC, definindo setores e empresas prioritárias para que o país não entre em uma depressão sem fim.
Isto demanda um trabalho árduo de todo o ministério e francamente aí é que mora o perigo.
Em vez de fazermos isto, ou seja, coordenar uma saída para a crise de saúde pública, todos os dias vemos o país envolvido em uma terceira crise, que é a crise política. E francamente isto está se tornando insuportável!!
Nosso Presidente, governa por conflitos e a cada dia que passa, aumenta o conflito entre poderes e certamente a troca de Ministros, por motivos pessoais e fúteis não colabora com a saída desta imensa crise que transtorna o país.
Para mim, que levanto as 5:00 hs para ler os principais jornais do Brasil e do mundo é uma ducha fria e a cada dia que passa me dá mais vontade de voltar para a cama e cobrir a cabeça, porque estes conflitos já passaram da esfera do razoável.
Um Presidente, sem formação em medicina, quer impor a utilização de um remédio a população, contra a orientação da comunidade científica nacional e internacional e contra estudos científicos e isto, já é demais.
Temos que reconstruir as pontes entre os poderes. Temos que ouvir a comunidade científica. Temos que salvar vidas e oferecer um mínimo necessário para que nossa população mais carente, encontre no SUS um tratamento digno. Temos que dar suporte a empresas e população durante o Isolamento Social e mais do que tudo, em vez de ficarmos nos digladiando, devemos unir forças para que possamos salvar vidas e salvar o sistema produtivo nacional.
Não dá mais para suportar crises fabricadas e temos que deixar de ser autoritários e prepotentes. O governo foi eleito para governar para todos e não para uma minoria que grita (FREE RIDERS) e tenta ganhar no grito. O tempo urge!!