Tendência, Latência ou Demanda Reprimida?

Tendência, Latência ou Demanda Reprimida?

São inegáveis as transformações no comportamento da sociedade como um todo em 2020. Não é nenhum exagero considerar que este ano poderá ser marcado na história como uma mudança de era, afinal estamos sofrendo mudanças nunca antes vistas em um espaço de tempo tão curto.

No decorrer da história, as grandes transformações nas sociedades foram impulsionadas basicamente por 3 condições: invenção, descoberta ou conquista. A invenção da máquina, a descoberta da América e a conquista de Constantinopla em 1453 pelos Otomanos, são apenas alguns eventos que marcaram enormes mudanças na humanidade, porém nunca tão repentinamente!

A insegurança de uma doença que está ceifando milhares de pessoas e isolou outros milhões, nos imergiu em um turbilhão de mudanças e incertezas. Os noticiários negativos, o afastamento social e a consequente desaceleração da economia, nos leva à uma inevitável transformação em diversas frentes da sociedade. Porém precisamos ter clareza quanto aos fatos e entendermos com a maior precisão possível os conceitos por trás de tanta mudança:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para ficarmos neste período de Pandemia onde quase tudo está sendo chamado de “Nova Tendência”, por isso para começarmos a organizar as definições, um ótimo exemplo de Latência é a explosão do uso de ferramentas de comunicação e trabalho remoto como o Zoom, Microsoft Teams e Google Meeting.

Todos esses ambientes já existiam e estavam sendo utilizados por alguns nichos, corporativos e educacionais. Porém de um dia para o outro – como se estivessem incubados – se espalharam para todos os seguimentos da sociedade! De escolas públicas a igrejas, todo mundo que precisava ter uma experiência mais próxima da presencial partiu para essas ferramentas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Seguindo o mesmo caminho, nos deparamos com o crescimento avassalador do e-commerce que já era uma Tendência estabelecida, prevista e dimensionada para todos os setores. O que houve foi uma aceleração exponencial devido a necessidade de adquirir bens e serviços, mesmo com as restrições impostas pelo isolamento social.

Empresas como Magazine Luiza, Amazon e B2W já surfavam nessa tendência de mercado experimentando altos índices de crescimento nos últimos anos. Já estavam criando “musculatura” para números ainda maiores, porém COVID19 serviu para “anabolizar” suas expansões e antecipar para meses o crescimento previsto nos próximos anos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por último, mas não menos importante, é válido falar sobre Demanda Reprimida. Um conceito pouco citado, mas muito explorado em especial por redes de Shoppings Centers e Fast Food, para analisar os próximos passos de expansão.

Quem nunca se questionou com “será que vai ter público” quando viu uma obra de um Shopping ou restaurante do McDonald’s em um determinado bairro? Logo depois da abertura, para sua surpresa, está lá o estabelecimento cheio e funcionando a todo vapor!

O que justifica esse conceito é a identificação de que um determinado público que ainda não consome certo produto ou serviço por 3 motivos: falta de acesso, preço elevado ou falta de percepção de valor.

Em diversos mercados entender a intenção do cliente antes mesmo que ele tenha a oportunidade de consumo, é um diferencial estratégico para a expansão dos negócios. Um exemplo de demanda reprimida que está sendo exposto em 2020, é o de consumo consciente de energia. A Tesla vem se transformando no “novo Bombril” quando se fala em veículos elétricos, trazendo todo um segmento a reboque de seu crescimento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Espero ter contribuído com o assunto. Certamente temos muito ainda a ampliar o tema e estamos abertos a construir ainda mais conhecimento nas redes sociais!



Eduardo Rozemberg é Educador, especialista em Vendas e Co-fundador da Focco360

Instagram: @erozemberg



Eduardo Zanini

Linkedin Top Voice | Especialista em Aprendizagem, Liderança e Intelgência Coletiva | Inteligência Artificial em Gestão de pessoas | Cultura de Aprendizagem | Team Building | Inovação |

4 a

Muito bom Eduardo Rozemberg. Parabéns pelo seu artigo. Não parece o primeiro. Grande abraço.

Andreza Vidal

Ajudo pessoas a conhecerem o propósito das organizações onde trabalham. / Revenue Architecture || Desenvolvimento Comercial || Aperfeiçoamento de Time e Planejamento de Vendas || Governança corporativa || Gestão B2B

4 a

Excelente. Demanda reprimida, Será ?

Dináurea Cheffins

Especialista e Consultora em Gestão de Pessoas e Cultura Empresarial/Orientação de Carreira/V.P de Recursos Humanos/ Diretora de R.H/ Psicóloga

4 a

Parabéns Eduardo! Esse artigo nos ensina a refletir diante do que estamos vivenciando.

Adelane Rodrigues

Revisão Textual | Consultoria Linguística | Docência Superior

4 a

Eduardo, parabéns pelo seu primeiro artigo! Gostei das explicações apresentadas nele.

Kaio Serrate

Consultorias, treinamentos e palestras sobre liderança, criatividade e inovação I LinkedIn Top Voice

4 a

Parabéns pelo artigo, meu amigo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos