Tendências na Educação
Bom dia a todos!!
Esta semana estou falando da transformação digital e como ela afeta a educação.
Uma das questões que devemos entender é que tendências devem ser as possibilidades de mudanças comportamentais que essas tecnologias representam, e não as tecnologias em si. A tecnologia é o meio, não o fim.
Sendo assim, mostro algumas tendências na área educacional.
Personalização do aprendizado: Como dito ontem, a humanização do ensino é fundamental, por isso trilhas específicas de conteúdo e aprendizado são necessárias.
Educação como serviço. A educação não é mais vista como algo com data determinada para terminar. Por isso, um produto recorrente, por assinatura, é uma boa aposta para essa tendência. Além disso, “formações menores” fazem mais sentido do que uma formação que se estende ao longo de vários anos.
Informação virou commodity: Com a democratização das tecnologias de ensino e mídia, informação, que antes era algo restrito a alguns “poucos escolhidos”, passou a ser commodity. Por isso, a credibilidade dos tutores e parceiros e conteúdos que tenham métodos e abordagens práticas são mais importantes que nunca.
Democratização do acesso: Com a democratização do acesso ao ensino e a informações, experiências pessoais e imersivas se tornam mais valiosas .
Descentralização do ensino: Como o acesso tende a se tornar maior, haverá uma descentralização do ensino. Assim, aprendizado compartilhado e criação de comunidades são tendências crescentes.
Você consegue enxergar estas tendências ? Já faz uso de alguma delas?
Sobre a autora: Juliana Guedes Arvelos Barbosa é Engenheira de Controle e Automação, Mestre em Engenharia Elétrica. Profissional com sólida experiência na Gestão Educacional, é também Consultora Educacional e Idealizadora do Educação Inovadora.
Concurseiro de TI
4 a"informação se tornou commodity". Não vejo mais sentido dividir conteúdos em tempos regulares dentro de um mesmo espaço. Existem outras formas descentralizadas, assíncronas e atemporais muito mais eficientes para os alunos obterem esses fundamentos - que são importantíssimos para o aluno. A configuração atual é perversa, pois te tira um tempo precioso que deveria ser priorizado em competências para construção e evolução do conhecimento. Um Bot com IA pode armazenar com muito mais competência uma trilha de conteúdos disponibilizando para os alunos conteúdos 24/7. E o professor analisaria causas de déficit de aprendizagem e aplicações reais da informação.