Tendências para Cloud em 2023 e mais
Recentemente falei sobre as principais tecnologias ou tendências que devem dominar o mercado de tecnologia em 2023: segurança digital, IA, low-code e, finalmente, a computação em nuvem. Hoje, eu gostaria de me aprofundar um pouco mais sobre esse último assunto, que de acordo com o Gartner deve apresentar um crescimento global de mercado na casa dos 20%, chegando próximo dos 600 bilhões de dólares.
A computação em nuvem revolucionou a forma como armazenamos e acessamos dados, oferecendo às empresas e indivíduos uma maneira econômica, escalável e confiável de armazenar e processar suas informações. Nos últimos anos, o cloud seguiu em evolução e em 2023 deve ser diferente. Listo aqui algumas das principais tendências que, na minha opinião, devem moldar a indústria neste e no próximo ano.
Recomendados pelo LinkedIn
É preciso lembrar da importância de se ter um conjunto de políticas, procedimentos e controles implementados para gerenciar seus recursos de computação em nuvem e supervisionar o uso de serviços, garantindo que eles se alinhem com as metas e objetivos gerais da empresa. Para empresas que buscam uma relação custo/benefício mais equilibrada, com maior previsibilidade de custos, a governança de nuvem é crítica.
O setor de computação em nuvem terá um rápido crescimento neste ano, com foco em estratégias multi-nuvem, computação de borda, segurança, IA e aprendizado de máquina. À medida que o mercado evolui, empresas e instituições poderão colher ainda mais benefícios dessa tecnologia transformadora.
Excelência Operacional | Operações | Qualidade | Green Belt | Manutenção | Inovação | Procurement | ESG
1 aNelson De Lorenzi Campelo você acha que a estratégia multi-nuvem é resultante da preocupação com a segurança de dados ou também esbarra na questão de custos e vantagens que cada fornecedor pode disponibilizar?