NFTS: há futuro para esta tecnologia?
Os tokens não fungíveis (NFTs) alcançaram uma popularidade enorme no mundo todo nos últimos anos como uma forma de comprar, vender e trocar arte digital, colecionáveis e outros itens exclusivos. Mas o que exatamente são os NFTs e por que eles recebem tanto destaque?
Para começar, acho necessário explicar o que é um non-fungible token. Em termos simples, um NFT é um ativo digital exclusivo armazenado em uma blockchain. Ao contrário das criptomoedas tradicionais como Bitcoin ou Ethereum, que são fungíveis (o que significa que cada unidade é intercambiável com qualquer outra unidade do mesmo valor), os NFTs não são fungíveis, o que significa que cada um é único e não pode ser substituído por outro. Um exemplo de bem não fungível é uma obra de arte, que é única e não pode ser substituída por outra idêntica.
Os NFTs pegam o conceito de não fungibilidade e o aplicam ao mundo digital. São ativos digitais únicos verificados em um blockchain, que é um livro digital descentralizado que registra transações de maneira segura e transparente. Esse processo de verificação garante que o NFT seja autêntico e não possa ser duplicado. Uma maneira de pensar em NFTs é como certificados digitais de propriedade de itens exclusivos, como arte, música ou até tweets. Ao comprar um NFT, você está essencialmente comprando os direitos de propriedade desse ativo digital específico e pode provar sua propriedade usando o blockchain.
Mas, ainda assim, por que os NFTs se tornaram tão populares e quais são seus usos?
Recomendados pelo LinkedIn
Embora os NFTs ainda sejam uma tecnologia relativamente nova, sua popularidade e usos potenciais continuam a crescer. À medida que mais criadores e colecionadores adotam os NFTs, e mais companhias passam a investir no desenvolvimento de novas ferramentas, podemos esperar ver usos ainda mais inovadores para esses ativos digitais exclusivos nos próximos anos.
Como tudo que é muito novo e disruptivo a tendência é que o interesse do público geral vá diminuindo ao longo do tempo quando percebe que a inovação ainda não tem tanto uso prático. Mas creio que veremos avanços nessa área nos próximos anos, trazendo de volta a relevância dos NFTs. Então, respondendo ao questionamento inicial desse post, não, não acho que eles morreram antes de alcançar a glória, há um grande potencial nessa tecnologia, basta termos a paciência de acompanhar a evolução.
VP VISA New Business Development | LinkedIn Top Voice | Mentor de Startups
1 aConcordo com você, Nelson, ainda há muito espaço para a aplicação desta tecnologia no mercado. Ótimo artigo.
Hatteras
1 aExcelente Nelson!