Tendências sem futurologia: O que vai agitar o Marketing Digital em 2016?
E aí, tudo bem? Espero que sim!
2016 já começou a todo o valor para quem está na linha de frente, ralando para fazer o seu negócio e dos seus clientes crescerem, então não vamos perder tempo, ok? Pode ficar tranquilo que este não é mais um texto gigante... rsrs. Neste texto, vou apenas fazer algumas apontamentos que acho interessante sobre tendências de Marketing Digital para 2016.
Fim e começo de ano são cenários ideais para uma avalanche de análise e projeções sobre como será futuro e, com o Marketing Digital não é diferente. Há hoje várias pesquisas e estudos muito bem feitos, como o da Flávia Gamonar, enquanto outros não passam de meros “achismos”.
No entanto, apesar desse enorme volume de conteúdo, muito poucos parecem preocupados em contextualizar essas projeções e apresentá-las de forma clara para os diretores de marketing e CEO das empresas que desejam investir mais na área em 2016.
Por conta disso, resolvi fazer um novo conteúdo com essa proposta: contextualizar as tendências de Marketin Digital em 2016.
Escrever esse texto foi um desafio, tanto na parte da pesquisa, quanto na estruturação e edição. Foi um conteúdo mutante, que ia se transformando de mil formas diferentes durante a sua escrita, mas que, por fim, acredito que compra o seu papel de fornecer ricas informações para quem quer se antecipar às tendências e se preparar para usufruí-las.
No material, listei alguns dos principais conceitos que prometem agitar 2016 e são tendências de marketing para o ano que vem (e, provavelmente, para os próximos anos), como:
- Marketing de Conteúdo
- Inbound Marketing
- Data-Driven Marketing
- Business Intelligence
- Web Analytics
- Otimização de Conversão
- Inteligência Competitiva
- Growth-Driven Design
- Growth Hacking
Então, quem quiser e puder conferir, basta acessar AQUI:
O texto ficou enorme, é verdade, mas produzi também um resumo do mesmo para quem não quer ou não tem tempo de ler tudo... rsrs.
E, por favor, deixe seu feedback, pois ele é a principal fonte de informação para melhorar continuamente os conteúdos. E compartilhe, se achar que mais pessoas devem ler aquilo e que será de valor para elas.
Um grande abraço!
Professor, CEO/Diretor da Junqueira Consultoria, Designer e Publicitário. Coord. do Curso de Marketing Jurídico e Apresentador do Podcast JC TALKS.
9 aBoa tarde Edu Costa, vejo que o BI tem 'invadido' a onda do Marketing há um bom tempo. Em breve acredito que os profissionais da área terão que obrigatoriamente ter um bacharel de computação. O Mkt Digital é um verdadeiro leque de opções e inovações que surgem todos os dias. Confesso que fico surpreso o quanto aprendo todo o dia. E quando você pensa finalmente que absorveu o que era básico, vem uma novidade para dizer que aquele começo era que nem filme japonês, 2 horas de filme, para então começar de fato o filme.
Marketing Planner | Strategic Advisor | Business Developer | Product Design & Development | Writter & Blogger
9 aEdu Costa aqui vemos a riqueza e complexidade de navegar, com segurança, no mundo digital. O alerta nos serve bem e mostra o VASTO campo de crescimento para profissionais que querem seguir como 'grandes especialistas'. Parabéns!
Te ajudo a tomar decisões com -Achismo +Dados na Métricas Boss | Professor e Especialista em Analytics | Host do Analytics Talks | Autor do Livro Menos Achismo Mais Dados
9 aExcelente Edu! Post ficou sensacional e concordo com você nessas tendências que já deveriam estar sendo executadas!