Tenha destaque profissional através do Autoconhecimento!
Você já ouviu essa frase: "Um profissional é contratado pela experiência técnica e demitido pelo comportamento."
Provavelmente você já deve ter presenciado uma demissão baseada nesse argumento.
A partir desse ponto, podemos notar a relevância do comportamento no ambiente de trabalho, não apenas para destacar um profissional, mas também como potencializador do negócio.
As empresas perceberam o quanto o comportamento do colaborador influência, positivamente ou negativamente nos negócios, por isso tem se falado muito sobre Inteligência Emocional e Habilidades Comportamentais (Soft Skills).
O profissional que está antenado com essa tendência e busca se aprofundar no conhecimento sobre si, se torna um profissional de destaque.
Vou compartilhar sobre um pilar da Inteligência Emocional que está diretamente ligado a isso: o Autoconhecimento.
A partir do momento que você adquiri o conhecimento sobre si entendendo mais sobre seu Perfil Comportamental e suas Habilidades, fica claro o motivo pelo qual você se comporta de tal maneira, isso traz assertividade na tomada de decisão, na sua posição diante de conflitos e na maneira como você conduz seus relacionamentos.
Identificar suas habilidades e aplicá-las de modo a potencializar resultados, faz com que o você se destaque diante de outros profissionais.
Atualmente há ótimos profissionais que estão entediados em suas empresas e posições, pois não estão executando atividades onde possam dar todo o seu potencial, o que torna seu trabalho um tédio. Entramos no estado de satisfação quando podemos realizar algo a partir das nossas habilidades, quando isso acontece no ambiente de trabalho tudo se torna mais leve e saudável.
Autoconhecimento ajuda o profissional a identificar em qual atividade ele pode dar 100% do seu potencial para alavancar os resultados da empresa e gerar crescimento próprio.
O Autoconhecimento também traz clareza dos pontos que precisam ser melhorados e administrados com mais atenção. Quando você sabe exatamente quais são suas fraquezas, buscará maneiras mais eficientes para executar uma atividade na qual não tem habilidade.
Se conhecer é tão relevante para o momento atual, que o mercado tem buscado muitas ferramentas para identificar quem são os profissionais que estão desenvolvendo suas habilidades comportamentais e essa tendência veio para ficar.
Recomendados pelo LinkedIn
Imagina você diante do recrutador tendo segurança e assertividade para responder a famosa pergunta: Quais são seus pontos fortes e fracos?
Ou, estar diante do seu superior buscando uma promoção, e ter confiança em falar sobre as habilidades que você possui para assumir tal posição!
Esse é o objetivo do autoconhecimento, trazer segurança e confiança sobre as habilidades que um profissional possui para conquistar seus objetivos.
Se eu te perguntasse agora: Me fale quais são suas habilidades em potencial e seu pontos de melhoria, você consegue responder sem pensar muito?
Se você tem dificuldade para responder é um sinal que você precisar investir em autoconhecimento!
Saber quem você é, te ajuda a conquistar a posição que você tem buscado.
Sua carreira é sua responsabilidade, não terceirize o seu desenvolvimento!
.
.
.
Camila Chaves - Consultora de RH
🧠Ajudo profissionais a se destacarem através do conhecimento do seu perfil comportamental