Tenha uma ampulheta de vendas
Todos nós já ouvimos falar do funil de vendas, certo?
Ao traçar uma estratégia de vendas, precisamos levar em consideração as etapas que nosso prospect irá percorrer até chegar à compra do nosso produto ou serviço. E isso, costumo dizer que se dará através de três etapas: topo {atração}, meio {retenção de atenção} e fundo {vendas}
Na primeira etapa do funil, atração, é o momento que vamos despertar curiosidade ao nosso público alvo sobre nosso produto ou serviço.
Vale lembrar que nessa etapa, nosso P.A. ainda não sabe da dor de seu negócio, ele não entende essa necessidade. É neste passo que vamos ‘tocar na ferida’ que até então, não doeu.
No digital costumamos mencionar que nessa etapa os conteúdos de dicas, mais rasos servem pra despertar essa curiosidade neles, além de fazer anúncios ou o uso de reels, já que é um formato que divulga para muito mais gente.
No offline podemos adotar os meios tradicionais para atrair mais público, como por exemplo: panfletos, outdoors, carro de som e outros mais. Mídias tradicionais ainda são um meio bem eficiente para atrair novos clientes.
No meio do funil, retenção, é o momento de prender atenção do seu prospect e criar confiança sobre seu trabalho e conhecimento do possível problema dele.
É nessa etapa que vamos criar autoridade e vínculo com nosso possível cliente.
No digital trabalhamos conteúdos mais profundos trazendo uma possível solução sobre essa dor e mostrando como nós a resolvemos.
No offline podemos trabalhar com a mesma pegada de ‘criar autoridade e confiança’ com nosso público. Você poderá fazer isso através de mostruários da qualidade do seu produto (no digital também serve), visitas ao seu cliente.
É nesse momento que seu cliente irá buscar feedbacks com outras pessoas que já compraram seu produto ou serviço. Buscar manter esses feedbacks positivos é de grande valia.
Agora é a parte boa, vendas! O fundo do funil é o momento em que você irá oferecer seu serviço ao cliente que já entendeu a dor que possui e criou confiança e desejo no seu produto.
Não tenha medo de mostrar seu produto e preço ao cliente, pois, se ele chegou a essa etapa, as outras fizeram um bom papel na jornada dele até você!
Converse, explique e entenda mais sobre ele e apresente qual a melhor solução para sua dor e venda!
Aqui você pode usar estratégias de lançamentos de um novo produto, promoção ou encomendas caso esteja fazendo para uma data comemorativa.
E fim!
Claro que não. A jornada do seu cliente não termina aqui.
Vamos falar então do pós venda!
O pós venda é tão importante quanto a venda em si, pois é ela que vai criar uma conexão mais profunda com seu cliente, fidelizando ele e transformando-o em amante da marca.
O pós venda, por muitos é descartado, dado como perda de tempo, mas esses se esquecem que são estes compradores que irão propagar a marca dado o feedbacks que comentei lá no meio do funil.
Já parou pra pensar porque a Apple é tão amada por muitos?
Digo por mim, eu amo essa marca, muito mais pelo pós venda deles do que pelo produto em si. Tive alguns problemas com meu Macbook e eles me deram uma ótima assistência durante todo o período de conserto.
Recomendados pelo LinkedIn
Temos então, após uma venda, três etapas também.
Na primeira parte, após a venda, é interessante manter contato com seu cliente, não só com conteúdos pelas redes sociais mas que tal uma mensagem no WhatsApp?
Só cuidado pra não fazer spam! Você pode transformar um amante da marca em um detrator dela.
Nessa retenção do cliente, vale dar importância a como o cliente está com o uso do produto, sua satisfação e se solucionou a dor ou desejo que ele tinha. É nesse momento que ele se sentirá importante para a marca e não só mais um cliente qualquer.
Dicas:
Nós, seres humanos, temos a necessidade de nos sentirmos ouvidos e relevantes na vida. Trabalhando esse sentimento e sensação em nossos clientes, daremos o próximo passo nessa ampulheta, Lealdade à marca.
Se eu fui bem atendido antes de comprar o produto e tive uma boa assistência após a compra, por que não comprar de novo? Mencionei a Apple ali em cima, eu compraria novamente deles muito mais pela forma que fui atendido no pós venda do que pelo produto em si.
De duas uma, ou o cliente voltará a comprar outros produtos de você, dependendo até o mesmo produto ou você poderá enviar a ele promoções e lançamentos de novos produtos que podem ser do interesse dele.
Dica:
Cuidar do seu cliente, é também se preocupar com a reputação de sua marca!
Isso mostrará o quanto você se importa não apenas em vendas mas na satisfação do seu cliente. Além de trazer um sentimento de pertencimento ao seu consumidor, fazendo ele ainda mais satisfeito e com aquela sensação de “eu sou ouvido/importante para marca” ajuda a fidelizar e criar assim defensores da sua marca.
É nesse ponto onde batemos na tecla, criar público que vista a camiseta da marca! Eles farão a publicidade gratuita do seu nome no mercado. Levando em consideração o momento que vivemos (digital) pode ocorrer de estes começarem a divulgar sua experiência com o produto e satisfação, ou o contrário disso.
Buscar uma boa relação com seu cliente durante o primeiro processo de vendas e após ela, vale muito mais apenas do que lotar de vendas todos os meses e se desgastar em buscar mais e mais novos clientes.
Para se ter uma marca de sucesso, é necessário cuidar da reputação dela, e para cuidar dessa reputação, devemos cuidar do nosso cliente. Bom atendimento, boa assistência, dar voz ao consumidor e por aí vai.
Agora que você entende o que é uma ampulheta de vendas e sabe sua importância na construção de uma marca de sucesso, bora colocar em prática tudo isso?
Gostou desta newsletter?
Avalie ela e deixe seu comentário sobre o assunto e se já aplica a ampulheta de vendas na sua marca!
Te espero na próxima News!